Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.451Resumo
RESUMO: A gestão de resíduos sólidos tem sido apontada pelos ambientalistas como uma das mais graves preocupações ambientais da atualidade, uma vez que o consumismo em demasia tem tomado conta da sociedade e afetado a sustentabilidade urbana. Reduzir a produção de resíduos depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. O presente trabalho teve por objetivo analisar a concepção dos discentes, de escolas de nível médio, sobre a geração e o descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar, bem como sensibilizá-los acerca da temática. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro foi efetivada uma visita na escola para aplicação de questionário semiestruturado, contendo questões referentes à geração e ao destino do lixo produzido, aos discentes do ensino médio. Posteriormente foi promovida uma palestra acerca da gestão dos resíduos sólidos na escola e ao final foi reaplicado o mesmo questionário a fim de conhecer o nível de assimilação do tema após a palestra. Através de análise quali-quantitativa dos questionários foi possível perceber que o conhecimento prévio dos discentes com relação à geração de resíduos na escola foi pertinente e que a promoção da palestra com a temática “a importância dos resíduos sólidos para a educação ambiental”, foi eficaz promovendo uma ampla repercussão, questionamentos e discussão acerca da temática abordada. Considera-se de suma relevância abordar temas relacionados aos resíduos sólidos e sua gestão no ambiente educacional, reforçando a ideia de que a comunidade escolar necessita de uma formação conscientizadora de tal problemática.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Educação ambiental, Reciclagem.
ABSTRACT: The management of solid waste has been singled out by environmentalists as one of the most serious environmental concerns of today, since too much consumerism has taken hold of society and affected urban sustainability. Reduce waste production depends on changes in patterns of production and consumption of society. This study aimed to analyze the design of students in high schools, on the generation and disposal of solid waste in the school environment, as well as sensitize them about the theme. The survey was conducted in three stages, the first was carried out a visit to the school applying semi-structured questionnaire containing questions regarding the generation and disposal of garbage produced to high school students. Later he was promoted a lecture about the management of solid waste in school and at the end was reapplied the same questionnaire to ascertain the level of assimilation of the subject after the lecture. Through qualitative and quantitative analysis of the questionnaires it was revealed that prior knowledge of the students regarding the generation of waste at school was poor and that the promotion of the lecture with the theme "the importance of solid waste for environmental education", was effective promoting a broad impact, and discussion questions about the theme. It is considered of paramount importance to address issues related to solid waste and its management in the educational environment, reinforcing the idea that the school community needs an awareness-training of such problems.
Keywords: Solid Waste, Environmental Education, Recycling.
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