Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.451Resumen
RESUMO: A gestão de resíduos sólidos tem sido apontada pelos ambientalistas como uma das mais graves preocupações ambientais da atualidade, uma vez que o consumismo em demasia tem tomado conta da sociedade e afetado a sustentabilidade urbana. Reduzir a produção de resíduos depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. O presente trabalho teve por objetivo analisar a concepção dos discentes, de escolas de nível médio, sobre a geração e o descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar, bem como sensibilizá-los acerca da temática. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro foi efetivada uma visita na escola para aplicação de questionário semiestruturado, contendo questões referentes à geração e ao destino do lixo produzido, aos discentes do ensino médio. Posteriormente foi promovida uma palestra acerca da gestão dos resíduos sólidos na escola e ao final foi reaplicado o mesmo questionário a fim de conhecer o nível de assimilação do tema após a palestra. Através de análise quali-quantitativa dos questionários foi possível perceber que o conhecimento prévio dos discentes com relação à geração de resíduos na escola foi pertinente e que a promoção da palestra com a temática “a importância dos resíduos sólidos para a educação ambiental”, foi eficaz promovendo uma ampla repercussão, questionamentos e discussão acerca da temática abordada. Considera-se de suma relevância abordar temas relacionados aos resíduos sólidos e sua gestão no ambiente educacional, reforçando a ideia de que a comunidade escolar necessita de uma formação conscientizadora de tal problemática.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Educação ambiental, Reciclagem.
ABSTRACT: The management of solid waste has been singled out by environmentalists as one of the most serious environmental concerns of today, since too much consumerism has taken hold of society and affected urban sustainability. Reduce waste production depends on changes in patterns of production and consumption of society. This study aimed to analyze the design of students in high schools, on the generation and disposal of solid waste in the school environment, as well as sensitize them about the theme. The survey was conducted in three stages, the first was carried out a visit to the school applying semi-structured questionnaire containing questions regarding the generation and disposal of garbage produced to high school students. Later he was promoted a lecture about the management of solid waste in school and at the end was reapplied the same questionnaire to ascertain the level of assimilation of the subject after the lecture. Through qualitative and quantitative analysis of the questionnaires it was revealed that prior knowledge of the students regarding the generation of waste at school was poor and that the promotion of the lecture with the theme "the importance of solid waste for environmental education", was effective promoting a broad impact, and discussion questions about the theme. It is considered of paramount importance to address issues related to solid waste and its management in the educational environment, reinforcing the idea that the school community needs an awareness-training of such problems.
Keywords: Solid Waste, Environmental Education, Recycling.
Métricas
Citas
FELIX, R.A.Z. Coleta Seletiva em Ambiente Escolar. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3321/1985>. Acessado em: 05 de Mai. 2013
FERNANDES, A.P.L. M.; COSTA, C.E.S.; BARROS, A.T.O.; FERREIRA, L.A.; SANTOS, L.C.; ANDRÉ, L.M.; SILVA, S.M.D. Educação ambiental voltada para coleta seletiva de lixo no ensino infantil. Um Exemplo Prático em Arapiraca-AL. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2010. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos10/26_Seget_MA_ Escola1.pdf>. Acessado em: 15 Mai. 2013.
LAYRARGUES, P.P. O Cinismo da Reciclagem: O Significado ideológico da Reciclagem da Lata de Alumínio e suas Implicações para a Educação Ambiental. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-220. Disponível em: <http://www.semebrusque.com.br/bibliovirtual/ material/ea/ea_pdf0005.pdf>. Acessado em: 20 de Mai. de 2013.
PAULA, S.L.; OLIVEIRA, A.M.P.; OLIVEIRA, M.A.P. Da coleta seletiva à reciclagem - o uso da comunicação interna para a implantação de um programa de gestão ambiental empresarial: um estudo de caso. © RGSA – v.4, n.2. 2010. Disponível em: . Acessado em: 28 Abr. 2013.
RIBEIRO, H.; BESEN, G.R. Panorama da coleta seletiva no Brasil: Desafios e perspectivas a partir de três artigos de caso. Revista de Gestão integrada em saúde e meio ambiente. v. 2, n.4. 2007. Disponível em: . Acessado em: 09 Jul. 2013.
ROSA, M. J. B. A implantação da coleta seletiva de lixo urbano na quadra 309 Sul, no município de Palmas-TO. Palmas, 2012. Monografia (bacharelado) – Universidade de Brasília, Departamento de Administração – EaD, 2012. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/3876/1/ 2012_MariadeJesusBatistaRosa.pdf>. Acessado em: 15 Mai. 2013.
SILVA, A.S.; SOUZA, J. G.; LEAL, A. C. Qualidade de vida e meio ambiente: experiência de consolidação de indicadores de sustentabilidade em espaço urbano. Sustentabilidade em Debate - Brasília, v. 3, n. 2, p. 177-196, 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/view/8133/6169>. Acessado em: 15 Mai. 2013.
SIMÕES, G.V.B.; FERRAZ, J.L.; MANCINI, S.D.; BONILLA, S.H.; BIZZO, D.W.A. Coleta Seletiva como Instrumento de Políticas Públicas: A Experiência do Município de Sorocaba-SP. São Paulo – Brazil – May 18th-20th – 2011. Disponível em: <http://www.advancesincleanerproduction.net/third/ files/sessoes/5B/6/Simoes_GVB%20-%20Paper%20-%205B6.pdf>. Acessado em: 10 Mai. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maurício Cordeiro Freire, Anne Mírian da Silva Gomes, Eliane Lima da Silva Oliveira, Jaqueline Araújo de Oliveira, Maria Janiele Barbosa de Farias, Janaína Kívia Alves Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”