As dificuldades no ensino aprendizagem de ciências em uma instituição de jovens e adultos no município de Palmeira dos Índios

Autores

  • Érica da Silva Ramos universidade estadual de alagoas
  • Maria Betânia Aquino da Silva universidade estadual de alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.510

Resumo

O estudo apresenta as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem de Ciências. Buscou-se analisar como são trabalhados os conteúdos curriculares, o apoio da comunidade escolar, as diferenças entre o ensino regular e a EJA. Examinou-se também a participação dos alunos e suas maiores dificuldades nesta modalidade. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário para a professora e outro para os alunos do 6° e 7° período, que apontam os problemas que são enfrentados no contexto escolar. O material didático necessita ser adequado para essa modalidade de ensino, e os professores necessitam de uma formação continuada direcionada para esses alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érica da Silva Ramos, universidade estadual de alagoas

graduanda do curso de ciencias biologiocas aguardando para colar grau pela respectiva instituição

Maria Betânia Aquino da Silva, universidade estadual de alagoas

graduanda do curso de ciencias biologiocas aguardando para colar grau pela respectiva instituição

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000. Disponível em: . Acesso em: Dezembro/2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática

educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IRELAND, Timothy. Escolarização de trabalhadores: aprendendo as ferramentas básicas para a luta cotidiana. In: OLIVEIRA, Inês B., PAIVA, Jane (orgs. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Ramos, Érica da S., & Silva, M. B. A. da. (2017). As dificuldades no ensino aprendizagem de ciências em uma instituição de jovens e adultos no município de Palmeira dos Índios. Diversitas Journal, 2(2), 312–320. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.510