A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.543

Resumo

Tratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática. 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO

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Publicado

2018-03-31

Como Citar

Melo, M. A. V. de. (2018). A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE. Diversitas Journal, 3(1), 102–115. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.543