Por uma Geografia significativa: leituras sobre a Agricultura Urbana e a importância do trabalho de campo para a pesquisa e o Ensino de Geografia

Autores

  • Leandro Matias dos Santos UFAL
  • Michelle Emanuelle Silva UAB/UFAL
  • Cirlene Jeane Santos e Santos Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.596

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como base os trabalhos de campo realizados por pesquisadores do NUAGRARIO juntamente com os alunos do 5º período da disciplina Geografia Agrária, dos Cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado), da Universidade Federal de Alagoas sobre a Agricultura Urbana, no município de Maceió-AL. Com o intuito de verificar se as áreas selecionadas virtualmente continham a prática da agricultura urbana. Desse modo, o artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância do trabalho de campo no processo de formação social através da compreensão, observação e reconhecimento da realidade, destacando os conteúdos geográficos que podem ser abordados por meio dessa metodologia.

 

Palavras-chave: Trabalho de Campo. Ensino de Geografia. Agricultura Urbana.

 

 

Abstract: This article is based on the fieldwork carried out by researchers from NUAGRARIO together with the students of the 5th period of the subject Agrarian Geography, of the Geography Courses (licenciatura and baccalaureate), Federal University of Alagoas on Urban Agriculture, in the municipality of Maceió -AL. In order to verify if the selected areas virtually contained the practice of urban agriculture. In this way, the main objective of the article is to demonstrate the importance of the work of campo no process of social formation through the understanding, observation and recognition of reality, highlighting the geographic contents that can be approached through this methodology.

 

Keywords: Fieldwork. Teaching Geography. Urban Agriculture.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cirlene Jeane Santos e Santos, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2000), graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: território, assentamentos rurais, luta pela terra, políticas públicas e reforma agrária. É Editora-chefe da Revista Reflexões e Práticas Geográficas. 

Referências

AZAMBUJA, L. D. Trabalho de Campo e Ensino de Geografia. In: Geosul, Florianópolis, v. 27, n. 54, p. 181-195, jul/dez. 2002.

CRUZ NETO, O. O trabalho de Campo como Descoberta e Criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S. A. 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Trabalho de Campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: ______. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, A. M. M.;et al. Uma Metodologia de Trabalho de Campo para o Ensino de Geografia nas séries iniciais da escola fundamental. In: XII Encuentro de geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en transformación, 2009.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica. In.: PASSINI, E. Y., PASSINI, R. MALYSZ. S. T. (Orgs.). Práticas de ensino e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

PONTUSCHKA, N.N.; PAGANELLI, T. Y.; CACETE, H.C. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, C. J. S. O uso de geotecnologias abertas na disciplina Geografia Agrária: experiências na espacialização e diagnóstico da ocorrência da agricultura urbana no bairro Santa Lúcia, Maceió/AL. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, 2017.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Santos, L. M. dos, Silva, M. E., & Santos, C. J. S. e. (2018). Por uma Geografia significativa: leituras sobre a Agricultura Urbana e a importância do trabalho de campo para a pesquisa e o Ensino de Geografia. Diversitas Journal, 3(1), 169–179. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.596