A formação de professores alfabetizadores na idade certa
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-621Resumo
O presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita.
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Referências
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