A formação de professores alfabetizadores na idade certa
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-621Abstract
O presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita.
Metrics
References
CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Matoso. Dicionário da Lingüística e Gramática. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto/Secretaria de Educação Básica. Pró- Letramento: Alfabetização e Linguagem. Brasilia. MEC/SEB, 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.
DEMO, Pedro. Sociologia da educação, sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano, 2004.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1992.
FERREIRO, Emilia. Passado e Presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2001.
MAIA, Tânia Maria Cavalcante. at el. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Disponível em http://taniainfor.blogspot.com.br/2010/02/gestar-ii-programa-gestao-da.html Acesso 15 nov. 2018.
MACHADO, Suelen Fernanda e LIMA, Keila Vieira de. Literatura no ensino médio: em busca do prazer de ler. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40563 Acesso em 22, jun. 2018.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2005.
SOUSA, Rainer. Origem da Escrita. Disponível em http://bloguerosufscar.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-escrita.html Acesso 10 mai. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Maria Aparecida Vieira de Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”