Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS

Autores

  • Ivanio Folmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriella Eldereti Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Mirieli da Silva Fontoura Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Margarida Piani Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.730

Resumo

RESUMO

 

Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente.

 

Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 117p

CALAZANS, M. J. C. Estudo retrospectivo da educação rural no Brasil. Rio de Janeiro: IESAE,1997.

CALDART, R. S. Elementos para a construção do projeto político pedagógico da Educação do Campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos Temáticos: educação do campo. Curitiba: SEED/PR, 2005.

CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CAPORAL, F. R; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília : MDA/SAF/DATER-IICA, 2004

CARNEIRO, M. J. Ruralidade: Novas Identidades em Construção. Revista Estudos, Sociedade e Agricultura, n. 11, p. 53-75. 1998

FERNANDES, N. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional

“Por uma Educação básica do Campo”. (Texto introdutório). In: M. G

FONSECA, M. T. L. Extensão rural no Brasil: Um Projeto Educativo para o Capital. São Paulo, Loyola, 1985.

FROEHLICH, J. M. Rural e Natureza: a construção social do rural contemporâneo na região central do Rio Grande do Sul. 2002. 226f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Estudo sobre a educação para a população rural do Brasil. Roma, 2004. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QbJ_61u888wJ:redler.org/estudio_e ducacion_poblacion_rural_brasil.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado: em 12/07/2016.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processo ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 2000.

LENIN, V. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. O processo de formação do mercado interno para a grande indústria. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

LEITE, S. C. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

OLIVEIRA, A. U. de. Prefácio. In: PAULINO, Eliane Tomiasi. Por uma Geografia dos agricultores . São Paulo: Editora UNESP, 2006.

PETERSEN, P. Agroecologia e a superação do paradigma da modernização. In: Agroecologia : práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura / organizadores Paulo André Niederle, Luciano de Almeida, Fabiane Machado Vezzani.— Curitiba : Kairós, 2013.

SOTO, W. H. G. A Produção do Conhecimento sobre o Mundo Rural no Brasil: As contribuições de José de Souza Martins e José Graziano da Silva. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002.

SOUZA, M. A. de. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008.

VEIGA, J. E. O desenvolvimento agrícola: uma visão histórica. São Paulo: HUCITEC- UDUSP, 1991.

Downloads

Publicado

2019-02-17

Como Citar

Folmer, I., Meurer, A. C., Machado, G. E., Fontoura, M. da S., & Ferreira, A. M. P. (2019). Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS. Diversitas Journal, 4(1), 190–202. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.730

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)