Campo, cidade, escola e profissão: jovens estudantes do curso Técnico em Agropecuária no Ensino Médio Subsequente
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.913Resumo
O artigo discute as concepções de juventude, trabalho e campo de jovens que se inserem na educação profissional após a conclusão do ensino médio regular e como as trajetórias de vida desses sujeitos e a formação para o trabalho no campo influenciam seus projetos de vida, dialogando com aspectos que caracterizam a diversidade da juventude brasileira. Os dados explorados no texto foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa que seguiu etapas diferenciadas, tais como: análise de documentos institucionais da escola onde os sujeitos estudam, aplicação de questionários junto aos estudantes, realização de grupos focais com os estudantes e entrevistas individuais com estudantes do curso e com o gestor da instituição educacional. A abordagem sócio-histórica no estudo foi significativa para colaborar na compreensão do cenário dos jovens sujeitos da pesquisa e sua relação com o entorno ao longo do tempo, em interface com o debate conceitual da Educação do Campo. A pesquisa revelou indícios de que a vinculação dos jovens com o território da zona rural é fragilizada, apesar de optarem por um curso predominantemente rural, os estudantes não demonstram muita conexão com o território e suas questões de cunho político e social.
Palavras-chave: Juventude rural, Educação do campo, Trabalho.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante, Fábio Dantas de Souza Silva, Luciane Ferreira de Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”