A educação ambiental no ensino de Geografia nas escolas urbanas do município de Japaratinga-AL

Autores

  • Rayanne Santos de Almeida Mendonça Universidade Federal de Alagoas
  • Jacqueline Praxedes de Almeida Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1146

Resumo

RESUMO: O presente trabalho aborda a questão da Educação Ambiental (EA) no ensino de Geografia nas escolas urbanas do município de Japaratinga, Alagoas. O referido município faz parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). A EA é uma importante difusora e conscientizadora sobre a importância do meio ambiente para a sociedade. Desse modo, vale salientar o papel importante da inserção da EA nas escolas. Compreendemos que o ensino de Geografia tem como objetivo formar alunos críticos e conscientes sobre a relação sociedade-natureza e sua influência no espaço geográfico. A inclusão da EA na disciplina de Geografia, através de seus conceitos, contribui para a compreensão da relação sociedade-natureza e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ecologicamente conscientes. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e utilização de entrevista não estruturada. As escolas municipais selecionadas para a pesquisa foram baseadas em dois motivos, a saber: 1. estarem localizadas na área urbana do município e 2. ofertarem o ensino fundamental II. Sendo assim, as escolas pesquisadas foram a Extensão da Escola Municipal Antônio Buarque Bandeira e a Escola Municipal Napoleão Rodrigues da Silva. Os resultados demostraram que as duas escolas desenvolvem projetos de extensão que tiveram iniciativas dos professores de Geografia, sendo eles: “Conhecer e preservar os manguezais” e “Plantando água, nascendo vidas”, além das aulas de campo, palestras e feiras de ciências sobre a EA. Apesar de as escolas desenvolverem projetos sobre a EA, uma das escolas pesquisadas não faz menção a EA na prévia de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), já que todas as escolas municipais não dispõem de um PPP finalizado, mesmo sendo um documento obrigatório.

PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente, Geografia Escolar, Formação cidadã.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayanne Santos de Almeida Mendonça, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas e Mestranda do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Alagoas.

Jacqueline Praxedes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Mendonça, R. S. de A., & Almeida, J. P. de. (2020). A educação ambiental no ensino de Geografia nas escolas urbanas do município de Japaratinga-AL . Diversitas Journal, 5(2), 1080–1099. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1146