A educação ambiental no ensino de Geografia nas escolas urbanas do município de Japaratinga-AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1146Resumen
RESUMO: O presente trabalho aborda a questão da Educação Ambiental (EA) no ensino de Geografia nas escolas urbanas do município de Japaratinga, Alagoas. O referido município faz parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). A EA é uma importante difusora e conscientizadora sobre a importância do meio ambiente para a sociedade. Desse modo, vale salientar o papel importante da inserção da EA nas escolas. Compreendemos que o ensino de Geografia tem como objetivo formar alunos críticos e conscientes sobre a relação sociedade-natureza e sua influência no espaço geográfico. A inclusão da EA na disciplina de Geografia, através de seus conceitos, contribui para a compreensão da relação sociedade-natureza e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ecologicamente conscientes. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e utilização de entrevista não estruturada. As escolas municipais selecionadas para a pesquisa foram baseadas em dois motivos, a saber: 1. estarem localizadas na área urbana do município e 2. ofertarem o ensino fundamental II. Sendo assim, as escolas pesquisadas foram a Extensão da Escola Municipal Antônio Buarque Bandeira e a Escola Municipal Napoleão Rodrigues da Silva. Os resultados demostraram que as duas escolas desenvolvem projetos de extensão que tiveram iniciativas dos professores de Geografia, sendo eles: “Conhecer e preservar os manguezais” e “Plantando água, nascendo vidas”, além das aulas de campo, palestras e feiras de ciências sobre a EA. Apesar de as escolas desenvolverem projetos sobre a EA, uma das escolas pesquisadas não faz menção a EA na prévia de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), já que todas as escolas municipais não dispõem de um PPP finalizado, mesmo sendo um documento obrigatório.
PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente, Geografia Escolar, Formação cidadã.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rayanne Santos de Almeida Mendonça, Jacqueline Praxedes de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”