Perspectivas sobre Autonomia e Empoderamento das Mulheres Rurais Sertanejas: Um estudo de caso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1770

Abstract

ABSTRACT: This research takes place in the rural areas of the high desert regions of Sergipe and aims to discuss aspects about the autonomy and empowerment of women who organize themselves associatively and produce accordingly to agroecological precepts. In order to better understand the social reality of these peasants, methodologically, we chose the Case Study at the Association of Women 'Rescuing Your History', the survey was conducted in 2015 and 2019 and had as main procedures for data collection: direct data, interviews with all the associates, conduction of a focus group and documentary research, a qualitative analysis of the information is used predominantly. It was found that the option of women for agroecology and collective work in the Association collaborates so that the associate can lead the organization of agricultural and non-agricultural productive activities and participate in the construction of the monetary and non-monetary income of rural families, which has contributed to the food security of families and, also, for an affirmation of these women as protagonists in the management of their ways of life. The social organization of women culminated in the construction of a collective identity where sociability, well-being and increased self-esteem of members are notorious. Thus, the process of associativism provides for the social, economic and political inclusion of women, and therefore, it can be considered a strategy in the search for autonomy, as it has made it possible for members to transform the cultural reality of a backcountry woman, overcoming adversity through the Association, where they started to experience the status of being the owners of their lives and express the feeling of empowerment.

KEYWORDS: Associativism, Gender, Agroecology.

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Author Biographies

Tatiana Frey Biehl Brandão, Universidade Federal de Alagoas/ Campus do Sertão - Unidade de Santana do Ipanema

Docente da UFAL/ Campus do Sertão/ Unidade Santana do Ipanema. Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR/UFSCAR), pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil (Faculdade Maurício de Nassau), graduada em Ciências Contábeis (UFAL).

Janice Rodrigues Placeres Borges, Ufscar

Graduada em Ciências Sociais pela UNESP, possui Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Medicina Social, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo. Vem realizando estudos populacionais na área de Sociologia Rural, Saúde Coletiva, Sociologia Ambiental, Antropologia Social, atuando principalmente nos temas: família, exclusão social, condições de vida, modos de vida e estratégias de sobrevivência, saúde e bem-estar rural, meio ambiente: preservação, riscos e vulnerabilidade socioambientais, saneamento ambiental, saúde e ambiente, transição agroecológica, novas ruralidades, idosos e envelhecimento na área rural brasileira, semiárido nordestino e comunidades tradicionias.

Sonia Maria Pessoas Pereira Bergamasco, UNICAMP

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1969) e graduação em Economia pelo Instituto de Ensino de Marília (1972 - diploma registrado pela USP), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Ciências pela UNESP (1974). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1980), especialização em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sócioeconomico pela Wageningen University (1985), pós-doutorado pela École de Hautés Études em Sciences Sociales 1990/91. É professora titular da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu e pela Universidade Estadual de Campinas, atuando junto à Faculdade de Engenharia Agrícola na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, também foi Professora Visitante Sênior da Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras (2014-2017). Tem experiência nas áreas de Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural Sustentável, Reforma Agrária e Assentamentos Rurais e avaliação de Políticas Públicas para Agricultura Familiar. É autora de mais de 16 livros, dentre eles? O que são Assentamentos Rurais? da Coleção Primeiros Passo da Editora Brasiliense. Apresenta mais de 100 artigos publicados em periódicos com seletiva política editorial e mais de 35 capítulos de livros. Participou como assessora do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-Brasil), do IICA, da FAO e do IFPRI, em trabalhos de formação de extensionistas, de avaliação da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural, bem como de políticas de Crédito Rural e Políticas de Comercialização para a Agricultura Familiar. 

Published

2021-06-02

How to Cite

Brandão, T. F. B., Borges, J. R. P., & Bergamasco, S. M. P. P. (2021). Perspectivas sobre Autonomia e Empoderamento das Mulheres Rurais Sertanejas: Um estudo de caso. Diversitas Journal, 6(2), 2762–2790. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1770

Issue

Section

Dossiê Temático - Desenvolvimento e Sustentabilidade