Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência

Autores

  • Jayane Omena de( Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Mirana Moura Licetti Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Rillary Caroline de Melo Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Vanessa Christinne Nazário Tenório Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Rossana Teotônio de Farias Moreira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria Laura Fernandes Alves Universidade Paulista – Unip/Polo Maceió, AL, BRAZIL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1872

Palavras-chave:

Curso de enfermagem, Monitoria, Ensino remoto

Resumo

RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rossana Teotônio de Farias Moreira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus A. C. Simões – AL, BRAZIL.

Maria Laura Fernandes Alves, Universidade Paulista – Unip/Polo Maceió, AL, BRAZIL

Professora da Universidade Paulista – Unip/Polo Maceió, AL, BRAZIL.

Referências

ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, supl.4, 2018.

BEDFORD, Juliet et al. COVID-19: towards controlling of a pandemic. The Lancet, v. 395, n. 10229, p. 1015-1018, 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996, p.27.833.

COSTA, Fabrício Carneiro; SOUZA, Isaac Teixeira de; CUSIN, Cesar Augusto. O uso das tecnologias da informação no ensino superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 10, n. 3, p. 05-28, 2019.

FRANCO, Gianfábio Pimentel. Uma experiência acadêmica como aluno-monitor da disciplina de morfologia: histologia e anatomia. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 66 – 68, 1998;

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01 - 15, 2020.

NATÁRIO, Elisete Gomes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, p. 355-364, 2010.

OLIVEIRA, Marília Rosa de. et al. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene, v.16, n. 2, p. 150-8, 2015.

SANTOS, Geovannia Mendonça; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sciences, v. 40, n.3, p.203-207, 2015.

SILVA, Douglas dos Santos.; ANDRADE, Leane Amaral Paz.; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n.9, e424997177, 2020.

TINOCO, Vanessa do Amaral.; REIS, Michelle Messias Tinoco; FREITAS, Laura Nascimento. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, v. 1, n. 6, p. 104 -113, 2014.

VASCONCELLOS, Luciana Joaquina de; MAIA, Paulo Henrique Silva; ANDRADE, Joyce Pedrosa de Oliveira. Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem - RECIEN, v. 8, n. 23, p. 47-53, 2018.

ZHU, Na et al. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. New England Journal of Medicine., v. 382, n. 8, p. 727-733, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Oliveira, J. O. de(, Licetti, M. M., Silva, R. C. de M. ., Tenório, V. C. N., Moreira, R. T. de F., & Alves, M. L. F. (2022). Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência. Diversitas Journal, 7(1), 0513–0520. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1872

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.