Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1872Keywords:
Curso de enfermagem, Monitoria, Ensino remotoAbstract
RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.
Metrics
References
ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, supl.4, 2018.
BEDFORD, Juliet et al. COVID-19: towards controlling of a pandemic. The Lancet, v. 395, n. 10229, p. 1015-1018, 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996, p.27.833.
COSTA, Fabrício Carneiro; SOUZA, Isaac Teixeira de; CUSIN, Cesar Augusto. O uso das tecnologias da informação no ensino superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 10, n. 3, p. 05-28, 2019.
FRANCO, Gianfábio Pimentel. Uma experiência acadêmica como aluno-monitor da disciplina de morfologia: histologia e anatomia. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 66 – 68, 1998;
JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01 - 15, 2020.
NATÁRIO, Elisete Gomes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, p. 355-364, 2010.
OLIVEIRA, Marília Rosa de. et al. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene, v.16, n. 2, p. 150-8, 2015.
SANTOS, Geovannia Mendonça; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sciences, v. 40, n.3, p.203-207, 2015.
SILVA, Douglas dos Santos.; ANDRADE, Leane Amaral Paz.; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n.9, e424997177, 2020.
TINOCO, Vanessa do Amaral.; REIS, Michelle Messias Tinoco; FREITAS, Laura Nascimento. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, v. 1, n. 6, p. 104 -113, 2014.
VASCONCELLOS, Luciana Joaquina de; MAIA, Paulo Henrique Silva; ANDRADE, Joyce Pedrosa de Oliveira. Relato de experiência: o processo de ensinagem do método SOAP. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem - RECIEN, v. 8, n. 23, p. 47-53, 2018.
ZHU, Na et al. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. New England Journal of Medicine., v. 382, n. 8, p. 727-733, 2020.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Jayane Omena, Mirana Licetti, Rillary Caroline, Vanessa Christinne, Rossana Teotônio, Maria Laura Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”