Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004, nos conteúdos curriculares no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1898

Resumo

RESUMO: O artigo tem como propósito refletir sobre a discussão étnico racial nos conteúdos curriculares do ensino superior, com o recorte no curso de Biologia. Tal recorte se deve à oportunidade de um dos autores exercer a posição de monitor numa disciplina que reflete e discute sobre a educação para as relações étnico-raciais e sendo estudante do curso da área das ciências exatas e naturais, a empatia foi imediata, como também a consciência da lacuna desses conteúdos na forma pedagógica do questionamento do lugar que ocupa essa discussão no cotidiano escolar. No ensino superior a questão étnico-racial é normalmente tratada em cursos vinculados às áreas das chamadas humanidades, mais precisamente nos cursos de Letras, Pedagogia, História e Ciências Sociais, os quais apresentam disciplinas direta ou indiretamente vinculadas a algumas das diretrizes previstas na Lei 10.639/03. isando contextualizar e sinalizar a importância da temática étnico-racial no ensino superior e com o recorte nas aulas de Ciências e Biologia, procura-se enfatizar a importância da discussão da temática das relações étnico-raciais, enquanto proposta de combate ao racismo, valorizando a diversidade e a diferença como elementos de sustentabilidade de uma sociedade democrática.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo de biologia, Educação das relações étnico-raciais, Lei Nº 10.639/03.

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Biografia do Autor

Maria Ester Ferreira da Silva Viegas, Universidade Federal de Alagoas

Maria Ester Ferreira da Silva Viegas has a licentiate degree in Geography by Universidade Federal de Alagoas (1985), a master degree in Geography by Universidade Federal de Sergipe (2004) and a doctorate degree in Geography also by Universidade Federal de Sergipe (2010) on the following topic: Ordaining and Planning of Territory. She is currently a Professor adjunto in Universidade Federal de Alagoas – CAMPUS ARAPIRACA. She has experience in Geography, with emphasis in Human Geography, acting mainly in the following topics: Historical Geography, Northeast Region of Brazil, Indigenous and Quilombola people, evaluation, land, territory, lands demarcation, urbanization. She is also the LETUR (Laboratório de Estudos do Território – Laboratory of Territory Studies) group coordinator and a collaborator in the research group Q-ARA (Grupo de Extensão e Pesquisa Qualidade do Ambiente – Group of Extension and Research on Environment Quality). At the moment she is also a post-doc intern in Universidade de Aveiro in the department of Social Sciences, Politics and Territory. Currently a member of the research group Governance, Competitiveness and
Public Policy (GOVCOPP) the University of Aveiro

Ericlis dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

 

 

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Viegas, M. E. F. da S., & Silva, E. dos S. (2021). Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004, nos conteúdos curriculares no ensino superior. Diversitas Journal, 6(3), 3592–3606. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1898