Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004, nos conteúdos curriculares no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1898Resumo
RESUMO: O artigo tem como propósito refletir sobre a discussão étnico racial nos conteúdos curriculares do ensino superior, com o recorte no curso de Biologia. Tal recorte se deve à oportunidade de um dos autores exercer a posição de monitor numa disciplina que reflete e discute sobre a educação para as relações étnico-raciais e sendo estudante do curso da área das ciências exatas e naturais, a empatia foi imediata, como também a consciência da lacuna desses conteúdos na forma pedagógica do questionamento do lugar que ocupa essa discussão no cotidiano escolar. No ensino superior a questão étnico-racial é normalmente tratada em cursos vinculados às áreas das chamadas humanidades, mais precisamente nos cursos de Letras, Pedagogia, História e Ciências Sociais, os quais apresentam disciplinas direta ou indiretamente vinculadas a algumas das diretrizes previstas na Lei 10.639/03. isando contextualizar e sinalizar a importância da temática étnico-racial no ensino superior e com o recorte nas aulas de Ciências e Biologia, procura-se enfatizar a importância da discussão da temática das relações étnico-raciais, enquanto proposta de combate ao racismo, valorizando a diversidade e a diferença como elementos de sustentabilidade de uma sociedade democrática.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo de biologia, Educação das relações étnico-raciais, Lei Nº 10.639/03.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Ester Ferreira da Silva Viegas, Ericlis dos Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”