A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada

um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-1753-399X
  • Mariana Galdino Santana Secretaria Estadual de Educação de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087

Palavras-chave:

Linguagem, linguística aplicada, contemporaneidade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar 2 (duas) questões de concurso com base nos pressupostos da LA, focalizando o tratamento da linguagem como prática social. O recorte das questões foi encontrado na prova do concurso público da Secretaria Estadual de Educação do estado de Alagoas, proposto pelo EDITAL Nº 1 – SEDUC/AL, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017, especificamente para o cargo de professor – especialidade: Português. A discussão é composta com, além das considerações iniciais e finais, pontuações acerca da linguagem como pressuposto norteador da pesquisa em LA, tomando como base os estudos da teoria dialógica da linguagem e algumas noções de LA. O estudo aponta que ainda é tímida a presença de uma concepção de língua/linguagem como prática social nas abordagens propostas pelas questões de concurso, o que atribui espaço para a Linguística Aplicada contemporânea permanecer questionando essas realidades e levando-as ao debate científico visando a mudança de postura numa sociedade marcadamente tradicionalista.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Estágio pós-doutoral na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor substituto da UFAL e da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios/AL.

Referências

Bakhtin, M. (2003). Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Bakhtin, M. (1998). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance (1934-1935). Trad. Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: Unesp.

Benveniste, E. (2005). Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores.

Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus.

Bronckart, Jean-Paul. (2003). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC.

Chomsky, N. (1965). Aspects of theory of syntax. Cambridge: MIT Press.

De Certeau, M. (1996). A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes.

Faraco, C. (2009). Linguagem e Diálogo: As idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial.

Ferreira, S. B. (2015). Reflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir de práticas de letramento. Dissertação (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas.

Halliday, M; Hasan, R. (1989). Language, Context and Text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press.

Kleiman, A. B. (1991). Introdução e um Início: A Pesquisa Sobre Interação e Aprendizagem. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, S.P., v. 18, p. 5-14.

Luz, L. S. F. (2017). Práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de Letras Ead do Ifal. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas.

Moita Lopes, L. P. (2009). Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: Pereira, R. C; Roca, P. (Org.) Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24.

Moita Lopes, L. P. (Org.). (2006). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial.

Morin, E. (2000). Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand.

Rampton, B. (2006). Continuidade e mudança nas visões de sociedade em lingüística aplicada. In: Moita Lopes, L. P (Org.). Por uma lingüistica aplicada INdisciplinar. São Paulo SP: Parábola Editorial, 109-128.

Santos, M. V. S. (2017). As constituições do Ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas.

Saussure, F. (2006 [1016]). Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix.

Signorini, I. (1998). Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em linguística aplicada. In: Signorini, I.; Cavalcante, M. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado das Letras, p. 99-110.

Signorini, I. (1995). Letramento e legitimidade de poder em contextos institucionais. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 11, p. 185-200.

Silva, R. F. (2018). Identidade e responsividade: uma análise das constituições identitárias responsivas de um professor língua portuguesa de uma escola pública da cidade de Maceió - AL. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas.

Volochinov, V. (2017). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.

Zozzoli, R. M. D. (2012). A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 7, p. 253-269.

Zozzoli, R. M. D. (2015). Conhecimentos linguístico - discursivos na sala de aula de língua portuguesa: desenvolvendo táticas para desobedecer a propostas prontas. Revista Leia Escola, v. 14, p. 40-50.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da, & Santana, M. G. (2022). A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada: um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087