A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada

um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087

Palabras clave:

Linguagem, linguística aplicada, contemporaneidade

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar 2 (duas) questões de concurso com base nos pressupostos da LA, focalizando o tratamento da linguagem como prática social. O recorte das questões foi encontrado na prova do concurso público da Secretaria Estadual de Educação do estado de Alagoas, proposto pelo EDITAL Nº 1 – SEDUC/AL, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017, especificamente para o cargo de professor – especialidade: Português. A discussão é composta com, além das considerações iniciais e finais, pontuações acerca da linguagem como pressuposto norteador da pesquisa em LA, tomando como base os estudos da teoria dialógica da linguagem e algumas noções de LA. O estudo aponta que ainda é tímida a presença de uma concepção de língua/linguagem como prática social nas abordagens propostas pelas questões de concurso, o que atribui espaço para a Linguística Aplicada contemporânea permanecer questionando essas realidades e levando-as ao debate científico visando a mudança de postura numa sociedade marcadamente tradicionalista.

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Biografía del autor/a

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Estágio pós-doutoral na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor substituto da UFAL e da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios/AL.

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Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Silva Júnior, S. N. da, & Santana, M. G. (2022). A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada: um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087