A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada
um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087Palabras clave:
Linguagem, linguística aplicada, contemporaneidadeResumen
O objetivo deste artigo é analisar 2 (duas) questões de concurso com base nos pressupostos da LA, focalizando o tratamento da linguagem como prática social. O recorte das questões foi encontrado na prova do concurso público da Secretaria Estadual de Educação do estado de Alagoas, proposto pelo EDITAL Nº 1 – SEDUC/AL, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017, especificamente para o cargo de professor – especialidade: Português. A discussão é composta com, além das considerações iniciais e finais, pontuações acerca da linguagem como pressuposto norteador da pesquisa em LA, tomando como base os estudos da teoria dialógica da linguagem e algumas noções de LA. O estudo aponta que ainda é tímida a presença de uma concepção de língua/linguagem como prática social nas abordagens propostas pelas questões de concurso, o que atribui espaço para a Linguística Aplicada contemporânea permanecer questionando essas realidades e levando-as ao debate científico visando a mudança de postura numa sociedade marcadamente tradicionalista.
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