Proposta de Ensino de Biologia por Investigação

Authors

  • Camila Karine Moura Silva Escola Estadual Manoel André. Arapiraca
  • Márcia Maria Duarte Instituto Federal de Alagoas
  • Samuel Bezerra de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • Marluce Roberto dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Cristiane Santos Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Adalberon Moreira de Lima Filho Instituto Federal de Alagoas-IFAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2149

Keywords:

Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.

Abstract

O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo.  

 

 

Metrics

Metrics Loading ...

References

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso 21 de out 2021

BURGGREVER. T., MORMUL. N. M., a importância do pibid na formação inicial de professores: um olhar a partir do subprojeto de geografia da Unioeste-Francisco Beltrão Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 98-122, jul./dez. 2017. ISSN 2179-4510 - http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In Carvalho, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. (pp. 1-20). São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

IPATINGA. Prefeitura Municipal de Ipatinga. Secretaria Municipal de Educação. Centro de formação pedagógica – CENFOP. Tendências atuais para o ensino de ciências. Programa de formação continuada, 2011.

MOREIRA, C. L., SOUZA.G.S., ALMSASSY, R. C. B. Ensino de biologia por investigação e problematização: uma articulação entre teoria e prática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Vol. 5, n. 2. jul./dez. 2015.

SCARPA, D. L.; SILVA, M. B. A Biologia e o ensino de Ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SCARPA. D.L., CAMPOS. N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. ESTUDOS AVANÇADOS 32 (94), 2018.

Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 1061–1085. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061

Published

2022-04-02

How to Cite

Silva, C. K. M. ., Duarte, M. M. ., Oliveira, S. B. de ., Santos, M. R. dos ., Silva, C. S. ., & Moreira de Lima Filho, A. . (2022). Proposta de Ensino de Biologia por Investigação . Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2149

Issue

Section

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP