Letramento científico no ensino de Biologia: o planejamento pedagógico no Programa Residência Pedagógica

Authors

  • Felipe Rodrigues de Andrade Universidade Federal de Alagoas
  • Lilian Carmen Lima dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Jussara Lima de Aquino Santos

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2228

Keywords:

PRP, formação inicial, Ensino de Biologia, metodologias ativas

Abstract

Este artigo se debruça sobre a produção textual de nove residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP), voltado para a formação inicial, pertencentes ao subprojeto Biologia. Entendendo o professor de Biologia como um fomentador do letramento científico, lançou-se uma questão fundamental: são os residentes, ao longo de sua formação no PRP, capazes de realizar o letramento científico junto aos estudantes da Educação Básica? Objetivou-se descrever sobre competência docente a partir da produção de estratégias pedagógicas no PRP, especificamente a produção de planos de aula contendo as metodologias ativas Experimentação Científica e Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para atender o objetivo proposto foi utilizado como método a pesquisa documental, com a abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os planos de aula elaborados foram analisados sob a lupa de três critérios: clareza dos objetivos educacionais, domínio do pensamento científico e domínio das metodologias utilizadas. A análise revelou que todos os nove residentes são cientificamente letrados e capazes de expressar com clareza os objetivos educacionais em seus planos de aula. Além disso, uma diversidade de graus de apropriação do conhecimento científico foi observada, com residentes dominando o método científico completamente e utilizando estratégias ousadas de letramento, enquanto outros permaneceram conservadores, atrelados a uma visão antiquada de ciência, numa concepção iluminista. Em relação às estratégias pedagógicas elaboradas, apenas dois residentes não compreenderam a caracterização das metodologias ativas abordadas, aplicando metodologias passivas. Tal descaracterização pode ser explicada por uma formação básica e acadêmica ainda muito arraigada na passividade discente, ao que o PRP tem o potencial de desconstruir. Conclui-se assim, que a jornada dos residentes no programa foi auspiciosa, apesar dos entraves encontrados em algumas concepções arcaicas de ciência e ensino.

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Author Biographies

Lilian Carmen Lima dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL (1999). Especialista em Tecnologia na Educação (CESMAC, 2000), Mestre em Educação Brasileira, na linha de Pesquisa: Formação Docente e Novas Tecnologias (UFAL, 2006), Doutora em Educação Brasileira (UFAL 2013-2017). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ambiente virtual, estágio supervisionado, aprendizagem e formação continuada. Atuei como professora da Rede Pública Estadual de Ensino, Coordenadora de Tutoria do curso de Sistema de Informação pela UAB-UFAL, Coordenadora do Núcleo de Formação da CIED/UFAL (Coordenadora Institucional de Educação a Distância), Coordenadora do PIBID/BIOLOGIA, Coordenadora do cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAL. Atualmente atuo como Professora Adjunta-DE do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAL, Coordenadora dos Estágios Supervisionados Obrigatórios do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAL e professora coordenadora do Programa de Residência Pedagógica/2020.

Jussara Lima de Aquino Santos

Jussara Lima de Aquino Santos, registrada no conselho nacional de biologia sob o registro: CRbio 105.054/08D possuo especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade- UNINTER, 2019 e em Gestão Ambiental- UNIFAL, 2015, graduação em Biologia- CESMAC, 2012, curso técnico em agropecuária- IFAL Campus Satuba, 2005.
Atuo como professora de Ciências da rede estadual de ensino desde 2014 até os dias atuais.
Meu papel na educação é mostrar para os discentes que eles precisam aprender além dos conteúdos didáticos, precisam aprender a serem pessoas melhores e assim conseguir o seu lugar dentro da sociedade.

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Published

2022-10-10

How to Cite

Rodrigues de Andrade, F., Carmen Lima dos Santos, L., & Lima de Aquino Santos, J. (2022). Letramento científico no ensino de Biologia: o planejamento pedagógico no Programa Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2228

Issue

Section

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP