Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES

Autores

  • Danillo da Silva Feitosa Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas
  • Alison Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363

Palavras-chave:

Revisão da Literatura, Formação leitora, 5º ano do Ensino Fundamental, Dissertações

Resumo

O ensino-aprendizagem da leitura na educação infantil é um fator chave para um bom desenvolvimento educacional das crianças, em especial no que diz respeito às práticas de leitura com vistas ao convívio em sociedade. Dado o exposto, o trabalho aqui descrito trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a qual selecionou e analisou trabalhos que abordaram a formação leitora de educandos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por realizar uma busca na Plataforma CAPES, assim como a escolha por pesquisas em nível de mestrado realizadas nos últimos cinco anos. Além das palavras-chaves previamente organizadas, elaboramos algumas perguntas norteadoras, sendo elas: como tem se dado o trabalho com as práticas de leitura no ensino fundamental I nos últimos 5 anos dentro do território nacional?; quais gêneros predominam quando se trata do trabalho com a leitura dos alunos do ensino fundamental I?; e quais os resultados obtidos ao final das investigações? Como resultados, evidenciamos um número ainda pequeno de pesquisas que discorrem sobre a temática, bem como o fato de estas pesquisas se debruçarem para o desenvolvimento da competência leitora dos educandos não apenas com foco na leitura dentro da escola, mas para além dos muros da instituições por meio da utilização de diferentes gêneros textuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danillo da Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, com ênfase de pesquisa em Praticas de Letramento e Formação de Leitores no Ensino Fundamental. Graduado em Letras/Espanhol pela mesma instituição de ensino. Atualmente é graduando em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas. Membro dos grupos de pesquisa "Letramentos, Educação e Transculturalidade" (LET/UFAL); "Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso" (GEPTED), da Universidade Federal de Minas Gerais; e do Grupo de Pesquisa em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE/UFAL). Revisor credenciado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL).

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, do Curso de Letras/Espanhol (FALE/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). É membro dos grupos de pesquisa: 1- Letramento, Educação e Transculturalidade (LET); 2- Grupo de estudo do texto e da Leitura (GETEL) e Grupo de estudos sobre Pragmática, texto e discurso (GEPTED). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, corpus linguístico, gêneros textuais, retórica e práticas de letramento crítico. É coordenadora do Projeto Casas de Cultura no Campus (Língua Espanhola) e do Programa de Iniciação à docência (PIBID/Espanhol).

Referências

ALVES, M. F. & LIMA, F. R. (2009). Textos argumentativos/opinativos em turmas do 5º ano do ensino fundamental. In: V SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais). Caxias do Sul.

ANTÔNIO, A. M. & JESUS, K. P. C. C. (2017) Da leitura à escrita: estratégias de leitura e produção textual no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. 2017. 77p. Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, Lins-SP, para graduação em Pedagogia.

BERNÁRDEZ, E. (1982). Introducción a la lingüística del texto. Madrid: Espasa-Calpe.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. & SANTOS, C. G. (2014) Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre metodologia WebQuest. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 1-35, mai./ago.

BRIZOLA, J. & FANTIN, N. (2016). Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2.

COSSON, R. (2007). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto.

COSTA, C. F. (2016). Um estudo das práticas de leitura em turmas do 5º ano do ensino fundamental. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém.

ENCINA, A. (2006). ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo? Madrid: Edelsa Grupo Didascalia.

GALVÃO, M. C. B. & RICARTE, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73.

GARCIA, I. N. (2017). Estratégias de leitura: processos de compreensão deflagrados por crianças de 5º ano diante do texto escrito. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

GERALDI, J. W. (1996). Linguagem e ensino – Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras/Associação de leitura do Brasil – ALB.

KLEIMAN, A. B. (2005). Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas – SP: UNICAMP.

KOCH, I. V. & ELIAS, V. M. (2006). Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KOLLER, S. H., DE PAULA COUTO, M. C P. & VON HOHENDORFF, J. (2014). Manual de produção científica. Penso Editora.

LAJOLO, M. (2010). Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática.

MENICONI, F. C. (2015). O ensino da produção escrita para alunos iniciantes no aprendizado de língua espanhola: uma pesquisa ação no curso de letras. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

MORAES, R. & GALIAZZI, M. C. (2016). Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí.

SANTOS, A. C., DE SOUZA, S. P. & DE MORAES, G. L. (2017). Formação de leitores: questões sobre a dimensão política da mediação didática. Debates em Educação, v. 9, n. 18, p. 01.

SAMPAIO, R. F. & MANCINI, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83-89.

SANTOS, W. P. (2020). A escrita, o outro e as construções de sentidos: intervenções dialógicas em reelaboração textual. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

SILVA, A. C. & CARBONARI, R. (1997). Cópia e leitura oral: estratégias para ensinar. In: CHIAPPINI, L. (org.) Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez. p. 95-116.

VENTURA, F. C. (2016). Literatura infantil e juvenil na escola: encontros e encantos. 2016. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Feitosa, D. da S., Meniconi, F. C., & Silva, A. (2022). Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363