Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES

Authors

  • Danillo da Silva Feitosa Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas
  • Alison Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363

Keywords:

Revisão da Literatura, Formação leitora, 5º ano do Ensino Fundamental, Dissertações

Abstract

The teaching-learning of reading in early childhood education is a key factor for a good educational development of children, especially with regard to reading practices with a view to living in society. Given the above, the work described here is a Systematic Review of Literature (RSL), which selected and analyzed works that addressed the reading formation of students in the 5th year of Elementary School I. For that, we chose to carry out a search on the CAPES Platform, as well as the choice of master's level research carried out in the last five years. In addition to the previously organized keywords, we created some guiding questions, namely: how has reading practices been carried out in elementary school I in the last 5 years within the national territory?; which genres predominate when it comes to working with reading for elementary school students?; and what are the results obtained at the end of the investigations? As a result, we evidence a still small number of researches that discuss the theme, as well as the fact that these researches focus on the development of the reading competence of the students not only with a focus on reading within the school, but beyond the walls of the institutions. through the use of different textual genres.

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Author Biographies

Danillo da Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, com ênfase de pesquisa em Praticas de Letramento e Formação de Leitores no Ensino Fundamental. Graduado em Letras/Espanhol pela mesma instituição de ensino. Atualmente é graduando em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas. Membro dos grupos de pesquisa "Letramentos, Educação e Transculturalidade" (LET/UFAL); "Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso" (GEPTED), da Universidade Federal de Minas Gerais; e do Grupo de Pesquisa em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE/UFAL). Revisor credenciado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL).

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, do Curso de Letras/Espanhol (FALE/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). É membro dos grupos de pesquisa: 1- Letramento, Educação e Transculturalidade (LET); 2- Grupo de estudo do texto e da Leitura (GETEL) e Grupo de estudos sobre Pragmática, texto e discurso (GEPTED). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, corpus linguístico, gêneros textuais, retórica e práticas de letramento crítico. É coordenadora do Projeto Casas de Cultura no Campus (Língua Espanhola) e do Programa de Iniciação à docência (PIBID/Espanhol).

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Published

2022-07-02

How to Cite

Feitosa, D. da S., Meniconi, F. C., & Silva, A. (2022). Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363