Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363Palabras clave:
Revisão da Literatura, Formação leitora, 5º ano do Ensino Fundamental, DissertaçõesResumen
O ensino-aprendizagem da leitura na educação infantil é um fator chave para um bom desenvolvimento educacional das crianças, em especial no que diz respeito às práticas de leitura com vistas ao convívio em sociedade. Dado o exposto, o trabalho aqui descrito trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a qual selecionou e analisou trabalhos que abordaram a formação leitora de educandos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por realizar uma busca na Plataforma CAPES, assim como a escolha por pesquisas em nível de mestrado realizadas nos últimos cinco anos. Além das palavras-chaves previamente organizadas, elaboramos algumas perguntas norteadoras, sendo elas: como tem se dado o trabalho com as práticas de leitura no ensino fundamental I nos últimos 5 anos dentro do território nacional?; quais gêneros predominam quando se trata do trabalho com a leitura dos alunos do ensino fundamental I?; e quais os resultados obtidos ao final das investigações? Como resultados, evidenciamos um número ainda pequeno de pesquisas que discorrem sobre a temática, bem como o fato de estas pesquisas se debruçarem para o desenvolvimento da competência leitora dos educandos não apenas com foco na leitura dentro da escola, mas para além dos muros da instituições por meio da utilização de diferentes gêneros textuais.
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