Adaptações na EJA no período pandêmico: experiências vivenciadas por professores/as de Bernardino Batista-PB
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2434Keywords:
Educação de jovens e adultos, Ensino remoto, desafios do ensinoAbstract
Diante do cenário pandêmico iniciado no final de 2019, as aulas presenciais foram suspensas e, visando contornar a situação, instalou-se o ensino da modalidade remota. O presente trabalho teve como propósito analisar o ensino remoto a partir da percepção dos alunos e professores da rede municipal de ensino de Bernardino Batista na modalidade Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi alicerçada em questionários de caráter subjetivo e reflexivo direcionados aos alunos e professores da rede de ensino citada. O estudo priorizou conhecer a experiência dos envolvidos, sobretudo as deficiências e as oportunidades que se apresentaram naquele contexto. Sobre essa modalidade de educação, os professores registraram a insatisfação provocada pelo distanciamento físico com ênfase na perda da qualidade do ensino, e ainda fizeram outros apontamentos. Por outro lado, as particularidades do modelo provocaram uma baixa na taxa de evasão escolar, mas expuseram um ponto positivo. Concluiu-se que a Educação de Jovens e Adultos deve ser pensada considerando a pluralidade de contextos em que seu público se apresenta, para que então seja ofertada uma educação cidadã e, especialmente, libertadora.
Metrics
References
Bezerra, N. P. X., Veloso, A. P., & Ribeiro, E. (2021). Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 3(2), 323917-323917. https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3917
Bitencourt, H. R., Gonçalves, L. B., Farias, S. C., Pinheiro, J. C., da Silva, K. S., Fagundes, A. H. A., ... & de Moura, G. N. (2021). Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA. Brazilian Journal of Development, 7(11), 106494-106516. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-336
Ceratti, M. R. N. (2008). Evasão escolar: causas e consequências. Curitiba/PR. https://docplayer.com.br/19255605-Evasao-escolar-causas-e-consequencias.html
Cidade-Brasil, 2021. Município de Bernardino Batista. https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-bernardino-batista.html
Costa, E. S., Pitombeira, A. L. F., & Fonseca, M. R. S. Limites e possibilidades do ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Maracanaú. Educação do Ceará em Tempos de Pandemia, 44. https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2021/11/Experiencias-Municipais.pdf#page=41
da Costa Machado, S. S. B., dos Santos Costa, G., Mallows, D., & Costa, P. L. S. (2021). Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais. Práxis Educacional, 17(45), 117-136. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8337
da Fonseca, GC, dos Santos Silva, JVF, Arantes, ALM, Lima, IF, Almeida, VHC, & Paniago, RN (2021). As vozes dos alunos do ensino médio do ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios na aprendizagem. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , 10 (8), e32210817436-e32210817436. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17436
da Silva, C. R., Freitas, A. C. S., & de Almeida, N. R. O. (2021). A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, 2(4), 1-10. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626/5608
da Silva, E. A. P., Alves, D. L. R., & Fernandes, M. N. (2021). The role of the teacher and the use of educational technology in pandemic times. Cenas Educacionais, 4, e10740-e10740. https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10740
de Moura Dias, J. C., Freitas, A. V., & Fantinato, M. C. (2020). " Não olha para a cara da gente": ensino remoto na EJA e processos de invisibilização em contexto de pandemia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 13(1), 104-124. https://www.redalyc.org/journal/2740/274065702007/274065702007.pdf
de Paulo Freire. Cortez & Moraes, São Paulo, 1980.
Fachinetto, S. M. K. (2016). Estudo comparativo entre o público EJA e o público regular utilizando a análise do funcionamento diferencial do item (DIF), na área de ciências da natureza e suas tecnologias, tecnologias, a partir dos dados do Enem 2012. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172806.
Faria, A. (2017). A educação e as novas tecnologias para o ensino EAD: dificuldades de aprendizagem em alunos da EJA. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182237.
Freire, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento
Freitas, A. R. R., Napimoga, M., & Donalisio, M. R. (2020). Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e serviços de saúde, 29, e2020119. https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008
Gentil, V. K. (2005). EJA: contexto histórico e desafios da formação docente. UNICRUZ-Universidade de Cruz Alta. https://docplayer.com.br/16405932-Eja-contexto-historico-e-desafios-da-formacao-docente-1.html
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.
Gonzaga, J. B. (2015). O perfil do público da EJA em Ariquemes/RO. https://core.ac.uk/download/pdf/294853056.pdf
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2012
Lei nº 9.394/1996 do Ministério da Educação. (2022). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Melo, Regina Maria (2006). Educação de jovens e adultos. Manancial. Santa Maria. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17606
Mendes, A. G., Porto, C. D. S., Santos, F. P. J. M., Reis, M. D., & Modes, R. A. (2010). Evasão escolar na EJA. http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5753
Ministério da saúde. (2009). Salto para o futuro: educação ao longo da vida. Secretaria de Educação a Distância. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012183.pdf
Pires, R. R. C. (2020). Os efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da COVID-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9839
Ribeiro, J. S. A evasão dos alunos da EJA: por que é tão difícil continuar estudando?. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33972
Rondini, C. A., Pedro, K. M., & dos Santos Duarte, C. (2020). Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, 10(1), 41-57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57
Rossi, NV (2021). Uso de aplicativos para o ensino de matemática na EJA: possibilidades e desafios. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15069
Santana Alves, N. Desafios enfrentados pelas professoras da EJA para alfabetizar e letrar em tempos de ensino mediado por recursos tecnológicos (Master's thesis, São Paulo, Brasil: FLACSO Sede Brasil). https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/17530
Tonelli, E., & Clevelares, G. T. (2015). Um olhar sobre as especificidades da EJA e a adequação do material didático. Revista Científica Interdisciplinar. ISSN, 2358, 8411. http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a1
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 José Laercio Filho, Everton Vieira da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”