Scientometric analysis of scientific production on environmental education in Brazil available in the SciELO database
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3320Keywords:
scientometrics, environmental public policies, basic education, school educationAbstract
O emprego de bancos de dados bibliográficos tem se tornado cada vez mais comum entre os pesquisadores, possibilitando a geração de conhecimento atualizado e a formulação de novas propostas a partir das informações obtidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise cienciométrica para determinar o perfil de publicações relacionadas à educação ambiental, educação ambiental escolar e educação ambiental no ensino fundamental, disponíveis nos bancos de dados bibliográficos da SciELO. Através de uma revisão integrativa, foram analisados os seguintes fatores: tipo de metodologia de pesquisa empregada, país de publicação, periódicos, tipo de literatura, ano de publicação e área temática, conforme organizado na plataforma de pesquisa. Foram identificados 1186 artigos indexados na SciELO sobre educação ambiental, abrangendo o período de 1974 a 2024, com a maioria das publicações originárias do Brasil. Dentre essas publicações, 89 versavam sobre educação ambiental nas escolas e 13 abordavam o tema no ensino fundamental. Destacou-se uma maior quantidade de artigos nas áreas de ciências humanas, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas quando se tratava da respectiva temática. Já no contexto da educação ambiental nas escolas, a área de ciências humanas foi a mais expressiva, resultado semelhante ao obtido sobre educação ambiental no ensino fundamental. Logo, estudos relacionados a EA são significativos, o que torna possível difundir um maior conhecimento sobre a temática.
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