Análise cienciométrica da produção científica sobre educação ambiental no Brasil disponíveis na base SciELO

Autores

  • Elenilson Roque de Almeida Mestrando do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac. Maceió, AL
  • Marília Alves Layse Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, UNESP. Jaboticabal, SP
  • Wanderley José de Melo Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, USP. São Paulo, SP, Brasil
  • Letícia Anderson Bassi Professora do Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil
  • Aldenir Feitosa dos Santos Professora do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3320

Palavras-chave:

cienciometria, politicas publicas ambientais, educação basica, educação escolar

Resumo

O emprego de bancos de dados bibliográficos tem se tornado cada vez mais comum entre os pesquisadores, possibilitando a geração de conhecimento atualizado e a formulação de novas propostas a partir das informações obtidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise cienciométrica para determinar o perfil de publicações relacionadas à educação ambiental, educação ambiental escolar e educação ambiental no ensino fundamental, disponíveis nos bancos de dados bibliográficos da SciELO. Através de uma revisão integrativa, foram analisados os seguintes fatores: tipo de metodologia de pesquisa empregada, país de publicação, periódicos, tipo de literatura, ano de publicação e área temática, conforme organizado na plataforma de pesquisa. Foram identificados 1186 artigos indexados na SciELO sobre educação ambiental, abrangendo o período de 1974 a 2024, com a maioria das publicações originárias do Brasil. Dentre essas publicações, 89 versavam sobre educação ambiental nas escolas e 13 abordavam o tema no ensino fundamental. Destacou-se uma maior quantidade de artigos nas áreas de ciências humanas, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas quando se tratava da respectiva temática. Já no contexto da educação ambiental nas escolas, a área de ciências humanas foi a mais expressiva, resultado semelhante ao obtido sobre educação ambiental no ensino fundamental. Logo, estudos relacionados a EA são significativos, o que torna possível difundir um maior conhecimento sobre a temática.

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Biografia do Autor

Elenilson Roque de Almeida, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac. Maceió, AL

0000-0000-0000-0000; Mestrando do Programa de  Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac. Maceió, AL, Brasil. E-mail@email.com.br

Marília Alves Layse, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, UNESP. Jaboticabal, SP

0000-0001-7282-9617 ; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, UNESP. Jaboticabal, SP, Brasil. marilia.layse@unesp.br

Wanderley José de Melo, Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, USP. São Paulo, SP, Brasil

0000-0003-2683-0347; Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, USP. São Paulo, SP, Brasil. wanderley.melo@ub.edu.br

Letícia Anderson Bassi, Professora do Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil

0000-0003-3884-2329; Professora do Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. leticia.anderson@iqb.ufal.br

Aldenir Feitosa dos Santos, Professora do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac

0000-0001-6049-9446 Professora do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Cesmac. leodt2010@gmail.com 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Roque de Almeida, E., Layse, M. A., José de Melo, W., Anderson Bassi, L., & Feitosa dos Santos, A. (2025). Análise cienciométrica da produção científica sobre educação ambiental no Brasil disponíveis na base SciELO. Diversitas Journal, 10(2). https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3320