Coleta seletiva e reciclagem do lixo no ambiente universitário

Authors

  • Maria Janiele Barbosa de Farias Pereira Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL/Campus I
  • Anne Mírian da Silva Gomes Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL/Campus I
  • Eliane Lima da Silva Oliveira Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL/Campus I
  • Jaqueline Araújo de Oliveira Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL/Campus I
  • Maurício Cordeiro Freire Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL/Campus I
  • Josefa Betânia Vilela Costa

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.335

Abstract

RESUMO: A problemática dos resíduos sólidos no Brasil, resultantes das atividades econômicas produtivas vem ocasionando a décadas montantes de produtos que são descartados, em sua maioria, em locais inadequados. A Universidade, por ser disseminadora de conhecimentos e formadora de opiniões, pode abordar e apresentar meios para enfrentar esse problema. Objetivou-se com o presente trabalho analisar a concepção dos universitários acerca da coleta seletiva e reciclagem como meios de redução do lixo no ambiente acadêmico. Foram aplicados questionários semiestruturados com 30% do total de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas matutino da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL campus I, contendo perguntas relativas ao reaproveitamento dos materiais e o destino do lixo após a coleta nas ruas e em suas residências. Mediante a análise dos dados os resultados revelam que, 88% dos alunos do curso de Pedagogia e Biologia demonstraram preocupação com a quantidade de lixo gerado em sua casa, 96% dos discentes de Pedagogia e 94,2 % de Biologia conhecem os materiais que são passíveis de reciclagem. Considerando os resultados obtidos, faz-se necessário à implementação de um efetivo programa de educação ambiental que atue, prioritariamente, nas universidades, como uma ferramenta de disseminação de conhecimentos e métodos para a realização correta da coleta seletiva e da reciclagem do lixo.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Resíduos sólidos. Universidade.

 

ABSTRACT: The problem of solid waste in Brazil, resulting from productive economic activities, has caused the decades amounts of products are discarded, mostly in inappropriate places. The University, being a disseminator of knowledge and forming opinions, can approach and present ways to address this problem.  The objective of this study was to analyze the design of the students regarding the selective collection and recycling as a means of reducing waste in the academic environment. Semi-structured questionnaires with 30% of all undergraduates of Pedagogy morning and Biological Sciences, State University of Alagoas were applied - I UNEAL campus containing questions regarding the reuse of materials and the disposal of garbage after collection on the streets and in their homes. Through data analysis, the results reveal that 88% of students of Biology Pedagogy and expressed concern over the amount of waste generated in their home, 96% of students and 94.2% of Pedagogy of biology know the materials that are suitable for recycling. Considering these results, it is necessary to implement an effective environmental education program that operates primarily in universities, as a tool for spreading knowledge and methods to correctly perform the selective collection and recycling of waste.

Keyword: Environmental Education. Solid waste. University.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALENCAR, M.M.M. Reciclagem de Lixo numa Escola Pública do Município de Salvador. Revista Virtual, v.1, n.2, p. 96-113, 2005. Disponível em: <http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2005-v1n2/pdfs/MarileiaAlencar2005v1n2.pdf> Acesso em 27 de setembro de 2014.

BRUM, D. P.; SILVEIRA, D.D. Educação Ambiental na Escola: da Coleta Seletiva do Lixo ao Aproveitamento do Resíduo Orgânico. v(4), n°4, p. 608 - 617, 2011. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental

REGET-CT/UFSM (e-ISSN: 2236-1170). Disponível em < file:///C:/Users/PC-001/Downloads/3909-17253-2-PB%20(1).pdf> Acesso em 28 de setembro de 2014.

CERON, L. P. Educação Ambiental e Reciclagem do Lixo. Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. São Leopoldo-RS. Disponível em < http://www.5firs.institutoventuri.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=74> Acesso em 29 de setembro de 2014.

COUTO, R.; LIMA, M.; KARINE, A.; NEGREIROS, L. AS PRATICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ACADEMICOS DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FACULDADE CATOLICA DO TOCANTINS PALMAS/ TO. Tocantins, 2010.

FARIA, K.R.M.; GONÇALVES, R.C.; RESENDE, I.L.M.; PINTO, G.M. Diagnóstico do Gerenciamento dos Resíduos Domiciliares e de Serviços de Saúde em Quirinópolis, GO. Gl. Sci Technol, Rio Verde, v. 06, n. 01, p. 153–163, 2013. Disponível em: <http://www.cefetrv.edu.br/periodicos/index.php/gst/article/view/505/346>. Acesso em 30 de setembro de 2014.

OLIVEIRA, A.S.; MAULAIS, A.S.; DELARIVA, R.L. Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos em um Ambiente Universitário: Estudo de caso do Cesumar, Maringá-PR. V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, 2010. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/quin_mostra/angelica_silva_oliveira.pdf Acesso em 05 de Outubro de 2014.

PENICK, John E. Ensinando alfabetização científica. Educar, Curitiba, n. 14, p. 91-113, 1998.

SIMÕES, G.V.B.; FERRAZ, J.L.; MANCINI, S.D.; BONILLA, S.H.; BIZZO, D.W.A. Coleta Seletiva como Instrumento de Políticas Públicas: A Experiência do Município de Sorocaba-SP. São Paulo – Brazil – May 18th-20th – 2011. Disponível em: http://www.advancesincleanerproduction.net/third/files/sessoes/5B/6/Simoes_GVB%20-%20Paper%20-%205B6.pdf Acesso em 30 de setembro de 2014.

Published

2016-05-01

How to Cite

Pereira, M. J. B. de F., Gomes, A. M. da S., Oliveira, E. L. da S., Oliveira, J. A. de, Freire, M. C., & Costa, J. B. V. (2016). Coleta seletiva e reciclagem do lixo no ambiente universitário. Diversitas Journal, 1(2), 169–174. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.335