Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade

Authors

  • José Bezerra da Silva Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.
  • Max Silva da Rocha Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios - AL.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.391

Abstract

RESUMO: Objetivou-se com este trabalho analisar e compreender as produções textuais realizadas por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola de esfera pública localizada na zona rural do município de Igaci – AL. Os discentes trazem consigo vestígios culturais arraigados que influenciam fortemente a produção textual. Desse modo, temos o intuito identificar e quantificar os critérios de textualidade contidos nas produções de texto destes alunos. Para esse estudo, se recorrerá a diversos autores como Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo e Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), além de outros teóricos. As análises foram realizadas por meio de 20 amostras, nas quais foram encontradas várias inconsistências no âmbito da ortografia, problemas de pontuação, ausência de coesão e coerência textuais, incidentes de concordância, entre outros. Portanto, constatou-se que, no corpus, a influência da oralidade teve um reflexo bastante negativo na escrita e, consequentemente, na produção final dos textos.

 

Palavras-chave: Análises. Produções Textuais. Ensino Básico. 

 

 

ABSTRACT: This work aims to analyze and understand the textual productions performed by students of the 9th grade of elementary school of a public sphere of school in the rural municipality of Igaci - AL. The students bring with them ingrained cultural vestiges that strongly influence the textual production. Thus, we have the intention to identify and quantify the textuality criteria contained in the text productions of these students. For this study, we will use several authors as Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo and Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), and other theorists. The analyzes were performed using 20 samples, in which inconsistencies were found within the various spelling, punctuation problems, lack of cohesion and textual coherence, consistency incidents, among others. Therefore, it was found that the corpus, the influence of oral had a very negative effect on the writing, and therefore manufacture of the final products.

  

Keywords: Analyses. Textual productions. Basic education.

 

 

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Author Biographies

José Bezerra da Silva, Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Professor de Filosofia na FACESTA em Palmeira dos Índios.

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios - AL.

Max Silva da Rocha é graduando do 6º período do curso de Letras – Português pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus III, em Palmeira dos Índios - AL. É Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UNEAL. Líder do Núcleo de Estudos Linguísticos e Textuais de Igaci – NELTI.

References

ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo, Parábola editorial, 2005.

AZEVEDO, Claudinéia B. e TARDELLI, Marlete C. Escrevendo e falando na sala de aula. In CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2004.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos.10. ed. São Paulo: Contexto 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SERCUNDES, Maria Madalena Iwamoto. Sobre o que se escreve na escola. In CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2004.

Published

2016-05-01

How to Cite

Silva, J. B. da, & Rocha, M. S. da. (2016). Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade. Diversitas Journal, 1(2), 244–249. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.391