O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421Abstract
Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia a dia e fazem parte de toda a ação comunicativa de um indivíduo, seja ela, por meio escrito ou oral. Este artigo tem por objetivo demonstrar a experiência de uma oficina denominada: Gêneros Textuais e Matemática que foi apresentada no I Seminário de Letras do PROESP/UNEAL, no dia 25 de setembro do corrente ano, que teve como proposta integrar o ensino de Língua Portuguesa mediado por gêneros textuais através da Matemática. Essa oficina foi uma intervenção interdisciplinar para mostrar como essas disciplinas estão ligadas, relacionadas praticamente em todos os momentos e assuntos, também como os gêneros textuais podem interligar essas duas áreas tidas como distintas e separadas. No início da oficina foi apresentada a parte teórica sobre o que são gêneros textuais e suas classificações. Em seguida mostrada algumas atividades com gêneros textuais de tipo matemático e como utilizá-los na disciplina de Língua Portuguesa e para finalizar foi entregue algumas atividades para os participantes fazerem essa interação interdisciplinar. Alguns autores como; BRASIL (1998), BAKHTIN (2000), MARCUSCHI (2003) entre outros fundamentaram nosso referencial teórico.
Metrics
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____________. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Gerlan Cardoso da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”