O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos

Autores/as

  • Gerlan Cardoso da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421

Resumen

Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia a dia e fazem parte de toda a ação comunicativa de um indivíduo, seja ela, por meio escrito ou oral. Este artigo tem por objetivo demonstrar a experiência de uma oficina denominada: Gêneros Textuais e Matemática que foi apresentada no I Seminário de Letras do PROESP/UNEAL, no dia 25 de setembro do corrente ano, que teve como proposta integrar o ensino de Língua Portuguesa mediado por gêneros textuais através da Matemática. Essa oficina foi uma intervenção interdisciplinar para mostrar como essas disciplinas estão ligadas, relacionadas praticamente em todos os momentos e assuntos, também como os gêneros textuais podem interligar essas duas áreas tidas como distintas e separadas. No início da oficina foi apresentada a parte teórica sobre o que são gêneros textuais e suas classificações. Em seguida mostrada algumas atividades com gêneros textuais de tipo matemático e como utilizá-los na disciplina de Língua Portuguesa e para finalizar foi entregue algumas atividades para os participantes fazerem essa interação interdisciplinar. Alguns autores como; BRASIL (1998), BAKHTIN (2000), MARCUSCHI (2003) entre outros fundamentaram nosso referencial teórico.

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Biografía del autor/a

Gerlan Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa da Reda Pública e Privada.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____________. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.

Publicado

2016-05-01

Cómo citar

Silva, G. C. da. (2016). O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos. Diversitas Journal, 1(2), 240–243. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421