O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421Resumen
Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia a dia e fazem parte de toda a ação comunicativa de um indivíduo, seja ela, por meio escrito ou oral. Este artigo tem por objetivo demonstrar a experiência de uma oficina denominada: Gêneros Textuais e Matemática que foi apresentada no I Seminário de Letras do PROESP/UNEAL, no dia 25 de setembro do corrente ano, que teve como proposta integrar o ensino de Língua Portuguesa mediado por gêneros textuais através da Matemática. Essa oficina foi uma intervenção interdisciplinar para mostrar como essas disciplinas estão ligadas, relacionadas praticamente em todos os momentos e assuntos, também como os gêneros textuais podem interligar essas duas áreas tidas como distintas e separadas. No início da oficina foi apresentada a parte teórica sobre o que são gêneros textuais e suas classificações. Em seguida mostrada algumas atividades com gêneros textuais de tipo matemático e como utilizá-los na disciplina de Língua Portuguesa e para finalizar foi entregue algumas atividades para os participantes fazerem essa interação interdisciplinar. Alguns autores como; BRASIL (1998), BAKHTIN (2000), MARCUSCHI (2003) entre outros fundamentaram nosso referencial teórico.
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____________. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Gerlan Cardoso da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”