O processo de ensino aprendizagem de língua inglesa: através das tecnologias digitais de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.422Abstract
O Ensino tem passado por diversas transformações e é indispensavél, atualmente, negar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação, ou TIC, no cenário social e, assim, do dia a dia dos nossos alunos, na educação. Então este artigo vem com objetivo de apresentar algumas propostas de atividades com o uso de tecnologias nas aulas de inglês com o intuito de refletir acerca da importância do uso das TIC no contexto atual para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna. A tecnológia é uma das ferramentas mais eficientes, atualmente, no que se diz respeito a informação e comunicação na educação, no entanto por falta de informação, conhecimento, e até mesmo formação do professor em relação as novas tecnologias acabam-se sendo rejeitadas e criticadas por muitos. Contudo quando possui o conhecimento o docente poderá realizar diversas abordagens pedagógicas em suas aulas com está ferramenta. Desde atividades Gramática-Tradução (Método Direto) à Sócio Comunicativa (abordagem Comunicativa) para ter um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores como: BRASIL (1998); MORAES (1996); MARQUES (2003); VYGOTSKY (2001) e outros fundamentaram os pressupostos téoricos e metódologicos desta pesquisa.Metrics
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: introdução aos parâmetros nacionais. MEC, Brasília, 1998.
BRASIL.Lei nº 9.394 – 20 dez. 1996, Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) Belo Horizonte: UFMG,1997.
CHAVES, Eduardo O. C. O uso dos computadores nas escolas: fundamentos e críticas. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/local/ec_scipione.htm. Acesso em: 20/06/2015.
DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. Brasília: Unb, 2001. Disponível em: http://www.omep.org.br/artigos/conferencias/03pdf. Acesso em: 20/06/2015.
MARQUES, Mário Osório. A formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.
MICKLETHWAIT, John; WOOLDRIDGE, Adrian. O Futuro perfeito. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. In:______. Em aberto. Brasília: MEC, ano 16, n. 70, abr/jun, 1996. p. 57-69.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Gerlan Cardoso da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”