O processo de ensino aprendizagem de língua inglesa: através das tecnologias digitais de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.422Resumen
O Ensino tem passado por diversas transformações e é indispensavél, atualmente, negar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação, ou TIC, no cenário social e, assim, do dia a dia dos nossos alunos, na educação. Então este artigo vem com objetivo de apresentar algumas propostas de atividades com o uso de tecnologias nas aulas de inglês com o intuito de refletir acerca da importância do uso das TIC no contexto atual para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna. A tecnológia é uma das ferramentas mais eficientes, atualmente, no que se diz respeito a informação e comunicação na educação, no entanto por falta de informação, conhecimento, e até mesmo formação do professor em relação as novas tecnologias acabam-se sendo rejeitadas e criticadas por muitos. Contudo quando possui o conhecimento o docente poderá realizar diversas abordagens pedagógicas em suas aulas com está ferramenta. Desde atividades Gramática-Tradução (Método Direto) à Sócio Comunicativa (abordagem Comunicativa) para ter um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores como: BRASIL (1998); MORAES (1996); MARQUES (2003); VYGOTSKY (2001) e outros fundamentaram os pressupostos téoricos e metódologicos desta pesquisa.Métricas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: introdução aos parâmetros nacionais. MEC, Brasília, 1998.
BRASIL.Lei nº 9.394 – 20 dez. 1996, Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) Belo Horizonte: UFMG,1997.
CHAVES, Eduardo O. C. O uso dos computadores nas escolas: fundamentos e críticas. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/local/ec_scipione.htm. Acesso em: 20/06/2015.
DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. Brasília: Unb, 2001. Disponível em: http://www.omep.org.br/artigos/conferencias/03pdf. Acesso em: 20/06/2015.
MARQUES, Mário Osório. A formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.
MICKLETHWAIT, John; WOOLDRIDGE, Adrian. O Futuro perfeito. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. In:______. Em aberto. Brasília: MEC, ano 16, n. 70, abr/jun, 1996. p. 57-69.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Gerlan Cardoso da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”