Métodos e práticas no ensino de ciências do ensino fundamental em escolas da rede pública e particular do município de Palmeira dos Índios/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.502Abstract
RESUMO: Os métodos e práticas de ciências no ensino fundamental vêm sofrendo várias modificações durante os anos, conforme a sociedade progride ao passo da globalização, as formas de ensinar também se modificam com o tempo, não é mais cabível no século em que vivemos o aluno decorar apenas conceitos, de modo que não consigam aplicar esses conceitos para resolução de problemas mais complexos relacionados à ciência, com o objetivo de analisar os métodos e práticas adotadas pelos docentes no ensino de ciências, assim como materiais, estratégias utilizadas nesse processo, bem como a preocupação em desenvolver o senso investigativo e observador do discente no âmbito das ciências esta pesquisa foi realizada e averiguar a tendência pedagógica mais utilizada pelos professores do ensino fundamental para a didática. Como instrumento foi usado questionário que foi entregue a professores que ministram aulas de ciências no ensino fundamental de duas escolas públicas e duas escolas particulares da cidade de Palmeira dos Índios. Dessa forma, observou-se que ainda existe uma prática tradicional no ensino de ciências sendo uma metodologia baseada puramente no livro didático e quadro, não havendo atividades práticas para melhor compreensão dos conteúdos.
PALAVRAS-CHAVE: dificuldade em ensinar, métodos em ciências, fracasso dos alunos em ciências.
ABSTRACT: The methods and practices of science in elementary school have undergone several changes over the years, as society progresses to the stage of globalization, forms of teaching also change with time, it is no longer appropriate in the century in which we live the student To confuse concepts, so that they can not apply these concepts to solve more complex problems related to science, with the objective of analyzing the methods and practices adopted by teachers in science teaching, as well as materials, strategies used in this process, as well as The concern in developing the investigative and observant sense of the student in the scope of the sciences this research was carried out and to ascertain the pedagogical tendency most used by the teachers of the elementary school for didactics. As instrument, a questionnaire was used that was given to teachers who teach science classes in elementary schools of two public schools and two private schools in the city of Palmeira dos Índios. Thus, it was observed that there is still a traditional practice in science teaching being a purely textbook-based methodology and there are no practical activities to better understand the contents.
KEYWORD: difficulty in teaching, methods in science, failure of students in science.
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