Escola: papel e contribuição social para romper com os ciclos de violência de gênero, especificamente a violência contra à mulher
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-851Abstract
Analisando a escola através de uma perspectiva coletiva e como agente colaborador da formação humana e da inserção do indivíduo no meio social, é importante enfatizar sua importância nos debates que fazem menção a promoção de igualdade e respeito. É mediante tais discussões que o presente trabalho objetiva compreender o modo como no âmbito escolar é trabalhado o conceito de gênero, e os debates em torno da construção social e cultural do que é ser homem e ser mulher, observando através do estudo de campo como os discursos machistas e misóginos se fazem presentes nos depoimentos dos alunos, percebendo como isto também influencia em práticas de seus cotidianos. Objetiva-se também, e sobretudo, analisar qual é o papel da escola frente as questões emergenciais como a violência de gênero.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Mary Mayara da Conceição Tavares, Rosa Maria Farias Tenório
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”