Desenvolvimento de um recurso educacional em saúde para trabalhadores rurais
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1037Resumen
Os agrotóxicos causam um grande impacto na saúde das populações. São alguns exemplos das consequências do seu uso indiscriminado: a contaminação ambiental e humana, problemas auditivos, o desenvolvimento de transtornos mentais, doenças neurodegenerativas, complicações respiratórios dentre outras. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional em saúde para a saúde do trabalhador rural. Como um recurso educacional em saúde elegeu-se o livro. Intitulou-se de Saúde no Campo - 1ª edição: Uso de agrotóxicos e dividiu-se em cinco capítulos. Posterior ao processo de construção desse recurso, realizou-se uma Mostra de Recursos Educacionais em Saúde no qual participaram docentes convidados com expertise em recursos educacionais em saúde e outras tecnologias educacionais, estudantes de graduação e pós-graduação. O processo de concepção, planejamento e execução do material educativo requer o desenvolvimento e/ou aprimoramento de múltiplas competências, habilidades e atitudes que são primordiais na formação em saúde, como, por exemplo, o uso das tecnologias da informação e comunicação em suas diversas formas, o olhar para os determinantes sociais em saúde, o reconhecimento enquanto ator político e sua intersecção com a formação universitária em saúde.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Erivaldo Santos de Lima, Maria Clara Roseno da Silva, José Francisco dos Santos, Almira Alves dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”