Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a conservação de insetos polinizadores e construção de um jardim floral

Autores/as

  • Jecilãine Efigênia da Silva Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • João Marcos de Assis Rozendo Universidade Estadual de Alagoas
  • Rodrigo de Almeida Pinheiro Universidade Estadual de Alagoas
  • Thaynnara Paula dos Santos Lira Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Jéssica dos Santos Cabral Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Rubens Pessoa de Barros Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1071

Resumen

RESUMO: Os animais polinizadores são componentes fundamentais nos ecossistemas terrestres e essenciais para o bom desempenho dos serviços ecológicos em ambientes naturais e agrícolas. A consequência mais nefasta das ameaças à biodiversidade é, sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Desta forma, fez-se necessário conhecer a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a importância dos insetos polinizadores e as plantas que os atraem, repassando informações com ênfase na conservação destes. A intervenção foi aplicada na escola municipal de educação básica Maria Iraci Teófilo de Castro – Taquarana, AL para 59 alunos, referentes a duas turmas de 6° ano. A ação foi desenvolvida por meio de uma palestra com ênfase na conscientização acerca da importância da conservação dos polinizadores e seus habitats, juntamente a uma oficina de plantio de 150 sementes de plantas florais. Antes das informações serem repassadas, o desempenho dos discentes ao responderem o questionário demonstrou-se de forma negativa. A falta de conhecimento dos discentes sobre o assunto implica no desencadear de sérios problemas, pois, no instante em que o público não conhece o problema em questão, ele se torna incapaz de solucionar ou reduzi-lo. É evidente a necessidade de trabalhar com os alunos o aspecto da importância dos polinizadores para os ecossistemas naturais, pois a educação ambiental só será eficaz se levar os alunos a terem a percepção do mundo que os cerca, envolvendo-os de forma a despertar uma consciência crítica que busca soluções para o problema.

PALAVRAS-CHAVE: Abelhas, Ecossistema, Sementes de girassol.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

Silva, J. E. da, Rozendo, J. M. de A., Pinheiro, R. de A., Lira, T. P. dos S., Cabral, M. J. dos S., & Barros, R. P. de. (2020). Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a conservação de insetos polinizadores e construção de um jardim floral. Diversitas Journal, 5(4), 2520–2527. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1071