Novos Produtos a Partir do Surimi – Um Relato de Experiência de Oficinas com Pescadores na Região Litorânea do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1164Resumen
RESUMO: A pesca é uma atividade de subsistência praticada por diversas comunidades na região litorânea do Estado do Rio de Janeiro. O presente estudo apresenta o relato de experiência de uma atividade de transferência de tecnologia de produção de produtos a partir do pescado (técnica de preparo do surimi), através de oficinas com pescadores de comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Oficinas apresentam-se como um recurso interessante para promover a interação e ao mesmo tempo a troca de conhecimentos entre a academia e a sociedade. As oficinas foram realizadas em comunidades de pesca nos municípios de Mangaratiba, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Entre as atividades, foram realizadas entrevistas para o levantamento de dados sociais dos grupos participantes, realização de oficinas de beneficiamento de pescado, avaliação da aceitação sensorial dos produtos gerados e intenção de produção/venda dos produtos. Durante as oficinas de beneficiamento do surimi e produção de macarrão feito a partir deste produto, identificou-se que o peixe não é a proteína mais consumida nos lares dos entrevistados, dentre os coprodutos elaborados estão os quibes, almôndegas, nuggets e fish burguer, oportunizando o desenvolvimento de novos produtos e o aproveitamento integral do peixe. Os processos produtivos foram executados em sistemas públicos de alimentação (escolas e produção comunitária) com equipamentos de fácil aquisição, no entanto foi relatado que o preparo do surimi é trabalhoso e demorado, mas o resultado final é satisfatório e positivamente impactante. A pesquisa permitiu que os atores envolvidos conhecessem novas tecnologias, os dando a perspectiva de gerir novos empreendimentos e criar novos produtos.
PALAVRAS-CHAVE: Cadeia produtiva de pescado. Massa Alimentícia. Pesquisa-ação.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Joyce Tarsia Garcia Cafiero, Ana Lucia do Amaral Vendramini, Ítalo de Paula Casemiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”