Diagnóstico de impacto ambiental referente ao depósito de resíduos sólidos urbanos (RSUS) no contato entre o bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores, em Viçosa/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1166Resumen
RESUMO: O presente trabalho destaca a formação de um depósito de resíduo sólido, conhecido popularmente como lixão, no contato entre o bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores, no município de Viçosa – AL. A abordagem parte do pressuposto da necessidade de implantação do Saneamento Básico em sua plenitude para as populações das cidades. O que nem sempre é realizado pelas Prefeituras e/ou Governos Estaduais, ficando as populações desassistidas em sua maioria, considerando que acesso a água tratada, esgotamento sanitário e coleta regular de lixo, muitas vezes se constituem um privilégio destinado a poucos. Balizado em levantamento bibliográfico documental e em pesquisa exploratória de campo, foi possível traçar um breve diagnóstico da situação dos bairros, fundamentado nas leis que regem a temática, propondo por fim um conjunto de medidas mitigadoras visando equacionar o desconforto vivenciado pelos moradores do bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores.
PALAVRAS-CHAVE: Saneamento básico,Descarte de lixo, Diagnóstico ambiental.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Everson de Oliveira Santos, Cirlene Jeane Santos e Santos, Paulo Ricardo Petter Medeiros, Letícia Rosendo Correia Souza, Jarbas Macena de Oliveira Júnior, João Victor Alves de Lima, Ingrid Thainã Vieira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”