Práticas pedagógicas como alternativa facilitadora para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1208

Resumen

RESUMO: As principais atribuições da microbiologia é estudar a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação de seres microscópicos, bem como a sua distribuição natural, suas relações recíprocas com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam no ambiente. Neste sentido, objetivou-se com este estudo desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos da turma de 7° ano do ensino fundamental em escola municipal. As atividades foram realizadas na escola de rede municipal localizada na cidade de Arapiraca, no bairro Brasília. O público alvo foram os alunos da 7° do ensino Fundamental II. Aproximadamente 60 alunos participaram das atividades realizadas. Foram realizadas palestras e práticas voltadas as temáticas desenvolvidas durante a intervenção. Após as práticas e palestras, um questionário semiestruturado foi aplicado. Com o resultado do questionário aplicado, pôde-se observar que os alunos não compreenderam exatamente o foco e o que estuda a microbiologia, porém, compreenderam outras questões, como as questões de higiene e patogenicidade de microrganismos. Pode-se afirmar, com base nos resultados, que mais intervenções teórico-práticas para concretizar o conhecimento em relação às temáticas abordadas.

PALAVRAS-CHAVE: Biologia, Ensino de ciências, Microrganismos.

Métricas

Visualizações em PDF
618
May 31 '21Jun 01 '21Jun 04 '21Jun 07 '21Jun 10 '21Jun 13 '21Jun 16 '21Jun 19 '21Jun 22 '21Jun 25 '21Jun 28 '214.0
| |

Biografía del autor/a

Deyse Karoline Santos Trindade, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Elânia Domingos dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Letícia Carla da Silva Araújo, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Marianne Martins dos Santos Pereira, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Rosany Raquel de Almeida Fonseca, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Esmeralda Porto Lopes, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Profª. Msc. e Professora e orientadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus I; Arapiraca, Alagoas.

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

Silva, M. da P. da, Trindade, D. K. S., Santos, E. D. dos, Araújo, L. C. da S., Pereira, M. M. dos S., Fonseca, R. R. de A., & Lopes, E. P. (2021). Práticas pedagógicas como alternativa facilitadora para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental: relato de experiência. Diversitas Journal, 6(2), 2261–2269. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1208