Extensão universitária em saúde ambiental e sanitária: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1369

Palabras clave:

Educação em saúde, promoção da saúde, saúde e meio ambiente.

Resumen

É certo que o ambiente influencia o estado de saúde de um indivíduo, a forma como lidamos com o ecossistema é interligada ao processo causador de doenças e agravos que atingem a humanidade. Para atender a essas demandas, a gestão pública, deve impulsionar a participação social, considerando a informação como principal instrumento, promovendo assim, uma educação ambiental pautada na ética. O objetivo deste estudo é descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem durante o desenvolvimento de um projeto de extensão voltado para a educação em saúde ambiental e sanitária. Trata-se de um relato de experiência da realização de um projeto de extensão, no qual foram efetivadas ações de interação e intervenção ambiental, voltada para os alunos do ensino fundamental 2 de uma escola da rede pública de Maceió – AL, com ênfase nos quesitos relacionados à saúde e ambiente, direcionados principalmente à realidade do local das ações. Foram realizados três encontros com a comunidade escolar, no primeiro encontro realizou-se um momento de interação com a comunidade escolar, visando criar um vínculo com os mesmos, no segundo dia, foi proporcionado uma experiência fora do ambiente escolar, com a visita ao Parque Municipal de Maceió, para o reconhecimento de um ambiente preservado, e no terceiro dia, retornamos ao ambiente escolar para pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos momentos anteriores. O desenvolvimento do projeto de extensão possibilitou à comunidade escolar o aprendizado através da inserção em ambiente com natureza preservada, adquirindo assim uma nova concepção diante das questões ambientais, podendo modificar seus hábitos, concretizando-se primordialmente na revitalização do espaço escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Evylee Hadassa Barbosa Silva, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Acadêmica de Enfermagem

Joicielly França Bispo, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Acadêmica de Enfermagem

Joyce Nayara Duarte da Silva, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Acadêmica de Enfermagem

Maria Tereza Nascimento de Lima, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Acadêmica de Enfermagem

Yasmin dos Santos Verçosa, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Acadêmica de Enfermagem

Lays Nogueira Miranda, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Docente de Enfermagem

Citas

Ayach, L. R.; Guimarães, S. T. L., Cappi, N., Ayach, C. (2012). Saúde, saneamento e percepção de riscos ambientais urbanos. Caderno de Geografia, 22(37), 47-64. http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/3021.

Bezerra, A. C. V. (2017). Vigilância em saúde ambiental no Brasil: heranças e desafios. Saude soc., 26(4), 1044-1057. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000401044&lng=en.

Boff, L. (2004). Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. Sextante.

Brasil. Ministério da Saúde (2017a). Vigilância Ambiental. Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/vigilancia-ambiental.

Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Ministério da Saúde (2017b). Educação em Saúde Ambiental. Ministério da Saúde. http://www.funasa.gov.br/educacao-em-saude-ambiental.

Bruzos, G. A. S., Kamimura, H. M., Rocha, S. A., Jorgetto, T. A. C., Patrício, K. P. (2011). Meio ambiente e enfermagem: suas interfaces e inserção no ensino de graduação. Saude soc., 20(2), 462-469. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200017&lng=en.

Dias, D. O., Lemes, G. A., Oliveira, H. A. (2018). A educação ambiental como meio de promoção de saúde. Educação Ambiental em ação, 65. http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3408.

Góes, A. B., Góes, F. B. (2020). Práticas para o ensino de ecologia – superando o mundo das sombras e vivenciando o protagonismo do homo zappiens. Educação Ambiental em ação, 71. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3928.

Gonzalez, C. E. F. (2020). Rádio ambiental: ensino e pesquisa na educação básica. Educação Ambiental em ação, 71. http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3929.

Leite, A. C. D. T. (2019). Violência doméstica em Alagoas: rede de apoio e acessibilidade [Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas]. Repositório Institucional da UFAL. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4348.

Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió. Secretaria Municipal de Assistência Social (2014). Plano Municipal De Assistência Social De Maceió 2014 - 2017. Prefeitura Municipal de Maceió. http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/admin/documento/2014/08/PMAS_Macei%C3%B3_2014_2017-FINALIZADO-para-upar.pdf.

Nascimento, M. R. B., Sousa, I. C. F. (2020). Percepções de crianças acerca das questões socioambientais a partir de desenhos. Educação Ambiental em ação, 71. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3939.

Netto, G. F., Freitas, C. M., Andahur, J. P., Pedroso, M. M., Rohlfs, D. B. (2009). Socio-enviromental impacts on the health situation of the brazilian population: study of indicators related to inadequate enviromental sanition. Actas em Saúde Coletiva, 3(4), 53-71. http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/745.

Neves, J. (2019). Educação popular em saúde ambiental. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz. http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/acontece-na-epsjv/educacao-popular-em-saude-ambiental.

Organização Mundial da Saúde. (2018). Projeto da estratégia mundial da OMS sobre a saúde, o meio ambiente e a mudança climática. OMS. https://www.afro.who.int/sites/default/files/2018-08/AFR-RC68-12%20Estrat%c3%a9gia%20Global%20da%20OMS%20sobre%20mudan%c3%a7as%20clim%c3%a1ticas_0.pdf.

Pereira, C. A. R., Melo, J. V., Fernandes, A. L. T. (2012). A educação ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade, 7(23), 108-116. https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/293.

Roesler, M. R. B., Fabris, D. R. (2014). Saúde ambiental e educação ambiental: interlocução rompendo paradigmas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 109-120. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4434/2787.

Santos, M. M. C., Costa-Hübes, T. C. (2020). Relato de experiências sobre a importância da educação ambiental nas escolas. Educação Ambiental em ação, 71. http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3923.

Silva, S. A., Gama, J. A. S., Callado, N. H., Souza, V. C. B. (2017). Saneamento básico e saúde pública na Bacia Hidrográfica do Riacho Reginaldo em Maceió, Alagoas. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, 22(4), 699-709. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000400699.

Soares, T. F., Castor, K. G. (2020). Educação ambiental e a cultura para a sustentabilidade: um estudo na escola pública de ensino fundamental Magdalena pisa em Itaipava/ Itapemirim-ES. Educação Ambiental em ação, 71. http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3930.

Souza, C. L, Andrade, C. S. (2014). Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciênc. saúde coletiva, 19(10), 4113-4122. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014001004113&lng=en.

Taques, R. C. V., Kataoka, A. M., Martins, S. C. S., Strugal, D. (2019). Práticas de educação ambiental em ambientes não formais de educação: um desafio no gerenciamento dos recursos hídricos. Educação Ambiental em ação, 65. http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3858.

Telessaúde SC. (2018). Papo Saúde - Saúde do meio ambiente. https://www.youtube.com/watch?v=rP0Oz_xphx0.

Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Oliveira, L. H. S. de, Barbosa Silva, E. H., França Bispo, J., Duarte da Silva, J. N., Nascimento de Lima, M. T., Verçosa, Y. dos S., & Miranda, L. N. (2022). Extensão universitária em saúde ambiental e sanitária: relato de experiência . Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1369