Aplicação de ferramentas da qualidade para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade: estudo de caso no IFAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1385Resumen
RESUMO: A globalização e os avanços da tecnologia dos últimos anos trouxeram modificações em todas as áreas e setores. Com essas mudanças, a busca pela qualidade tem sido um dos grandes desafios e também uma fonte de grandes oportunidades para as organizações públicas, que antes eram vistas como pouco produtivas e engessadas. Nesse cenário, a gestão da qualidade passa a ser uma alternativa para essas organizações melhorarem os seus processos, através da utilização das ferramentas da qualidade. Nessa perspectiva, o objetivo principal do estudo foi propor a aplicação de ferramentas que subsidiem a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade na Coordenação de Administração do IFAL – Campus Rio Largo. A pesquisa é de natureza aplicada, cujo nível de aprofundamento é de uma pesquisa exploratória e descritiva. Foi realizada in loco, baseando-se em um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. As ferramentas da qualidade utilizadas foram: pesquisa documental, Brainstorming, folha de verificação, fluxograma, diagrama de Ishikawa, e 5W1H. Como resultados, foi possível ampliar o conhecimento do contexto institucional estudado e elaborar o mapeamento dos processos através do fluxograma, o que possibilitou dar mais clareza aos colaboradores e permitiu uma visão detalhada dos procedimentos de serviços e dos problemas existentes. Além disso, realizou-se uma lista de verificação para registrar o tempo médio de execução dos serviços e construiu-se o diagrama de Ishikawa, o que permitiu uma melhor visualização das causas e possíveis efeitos dos problemas elencados, permitindo a construção de um plano de ação para tornar a visão mais eficiente e estratégica dos procedimentos a serem seguidos. Com isso, evidencia-se que a gestão da qualidade e suas ferramentas demonstraram ser úteis, permitindo uma melhor qualidade nos processos do setor objeto de análise.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Gestão da Qualidade no Setor Público.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro, Dartagnan Ferreira de Macêdo, Diego da Guia Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”