Intervalo entre a colheita e ensilagem do milho sobre a ingestão, comportamento ingestivo e características fisiológicas em ovinos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1386Resumen
RESUMO: O Semiárido Nordestino apresenta grande número de pequenos e médios produtores dependentes da ovinocultura. Uma prática que minimiza e pode garantir a produção nas condições climáticas de regiões semiáridas é o processo da ensilagem. Neste sentido, objetivou-se avaliar o ingestão, comportamento ingestivo e as características fisiológicos de ovinos alimentados com silagem de milho (Zea mays) confeccionado com períodos crescentes de tempos de ensilagem após a colheita. Foram utilizados 20 ovinos com peso corporal médio de 28 kg, a dieta experimental continha uma relação volumoso/concentrado de 70/30, calculada para ganho médio diário de 150g/dia, foram avaliados quatro tratamentos (0; 12; 24 e 48h para ensilagem após o corte da forrageira) e cinco repetições em um delineamento experimental inteiramente casualizado. Os teores de matéria seca (MS) das dietas foram de 457; 474,7; 458,8 e 461,3 g/kg na matéria naural (MN) para os tratamentos 0; 12; 24 e 48 h, respectivamente, assim como para fibra em detergente neutro (FDN) com 399,8; 430,4; 482,1 e 491,1 g/kg de MS. Foi observado efeito quadrático para as variáveis de ingestãos de MS (P= 0,0077) e FDN (P= 0,0015), para a ingestão de água foi observado efeito linear crescente (P= 0,0048). Os dados referentes para as eficiências também apresentaram efeito quadrático, já para os paramentos comportamentais ingestivos não foram influenciados pelos tratamentos (P>0,05), assim como as características fisiológicas de frequência cardíaca e respiratória como para temperatura retal dos ovinos. O efeito do tempo de ensilagem para a confecção das silagens de milho após o corte a campo apresentou redução no ingestão de MS e da FDN, mas aumentou a ingestão de água de bebida, sendo recomendada a operação da ensilagem de até o período de 24 horas para ser utilizada na alimentação de ovinos SRD.
PALAVRAS-CHAVE: Fermentação, ovinocultura, produção animal, Semiárido.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Deneson Oliveira Lima, Cleyton de Almeida Araújo, André Marques Torres, Ana Paula Maia dos Santos, Maria Telma de Aquino Rodrigues, Joyce Ramos da Silva, Monalisa Pereira da Silva, Carolina Corrêa de Figueiredo Monteiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”