O trabalho como fator da evasão e do retorno à EJA: uma análise de uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Caruaru-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1433

Resumo

RESUMO: Este texto aborda o trabalho como fator relevante para a evasão e o retorno dos alunos que hoje fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo compreender a interferência do trabalho para a evasão e o retorno à escola na modalidade EJA; tendo como campo empírico uma escola da periferia na cidade de Caruaru, no ano de 2019. Nos amparamos nas contribuições dos autores (Gagno e Portela (2013); Cury (2000); Groppo (2000); Freire (1996); Ribeiro (2010); Arroyo (2006); Silva e Moura (2013); e Batalha e Silva (2018), para analisar e fundamentar toda nossa pesquisa. Onde a mesma tem o seu caráter qualitativo, realizando entrevistas semiestruturada a 14 estudantes da EJA do ensino fundamental, anos finais, com uso da análise de conteúdo para a análise das entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que 10 estudantes: 5 homens e 5 mulheres deixaram e retornaram aos estudos por conta da necessidade precoce do trabalho; 4 mulheres disseram ter saído da escola por conta da gravidez precoce, mas retornavam galgando concluir os estudos e entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, observamos que o mesmo fator – trabalho, que causa a evasão escolar também é responsável pelo retorno à escola. Esse retorno traz expectativas em torno de novas condições de trabalho, salário e melhores condições de vida e uma continuidade dos estudos visando, para as mulheres, uma profissionalização.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho, Evasão, Retorno escolar.

Métricas

Visualizações em PDF
1,237
Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '216.0
| |

Referências

ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens-adultos: um campo de direito e de responsabilidade pública. In: Soares, Leôncio, Giovanetti, Maria Amélia Gomes de Castro, Gomes, Nilma Lino (Org). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BATALHA, Rafaela Vieira.; e SILVA, Cleber Cezar da. Evasão escolar da educação de jovens e adultos:um olhar a partir do Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva em Ipameri –GO. Revista eletrônica ItinerariusReflectionis. On-line, Vol14,n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/48592Acesso em15 jul. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil:texto constitucionalpromulgado em 5 de outubro de 1988 –35. ed. –Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios, 2019 –Educação. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 15 jul. 2020.

CORBUCCI, Paulo Roberto; CASSIOLATO, Maria Martha; CODES, Ana Luiza e CHAVES, José Valente. Situação educacional dos jovens brasileiros. In: CASTRO, Jorge Abrahão de. AQUINO, Luseni Maria C. de. ANDRADE Carla Coelho de. (Org)Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009.

CURY, Carlos J. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos.In: Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Parecer nº 11, 07 de junho de 2000. Brasília: CNE/CEB.

FERNANDES,Ana Paula Cunha dos Santos; OLIVEIRA, Iranildo da Silva.Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.13,p. 79-94, jan./abr. 2020. Disponívelem: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904. Acesso em julho2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Rose HélidaAstolfo. Possíveis causas da evasão escolar e de retorno na educação de jovens e adultos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Medianeira/PR, 2014.(MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO). Disponívelem http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4434/1/MD_EDUMTE_2014_2_74.pdf. Acesso em junho 2020.

FRIGOTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios eperspectivas.In: NOVAES, Regina; VANNUCHI, PAULO (orgs.) Juventude e Sociedade:trabalho, educação, Cultura e Participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

FONTOURA, Natália deOliveira, PINHEIRO, LuanaSimões. Síndrome de Juno: gravidez, juventude e políticas públicas.Fontoura.In: CASTRO, Jorge Abrahão de. AQUINO, Luseni Maria C. de. ANDRADE Carla Coelho de. (Org). Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009.

GAGNO, Roberta Ravaglio e Portela, MarilizaSimonete. Gestão e Organização da Educação de Jovens e Adultos: Perspectiva de Prática Discente. São Paulo, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro, Ed. Diefel, 2000.

HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. Estudantes da EJA e o Protagonismo Escolar: vozes e marcas da exclusão em busca de vida e cidadania.UFPE. Caruaru, 2018. (Trabalho de Conclusão de Curso).

INEP. Censo escolar da educação básica 2019. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2020.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa emSaúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec-abrasco, 2000.

SÃO PAULO.I -Os Alunos da EJA. In: Secretaria Municipal de Educação. Diretoria deOrientação Técnica. Orientações Didáticas: Alfabetização e Letramento -EJA e MOVA / Secretaria Municipal de Educação –São Paulo: SME/DOT,2008. Disponível em:https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/147/Orient_Did_alfabletramento2008_EJAMOVA.pdf.

SILVA, Hellen Tânia Rodrigues da; MOURA, Tânia Mara Souza. Educação de jovens e adultos –EJA: desafios e práticas pedagógicas. Revista Eletrônica Univar. On-line, Vol 3, p. 31 -36, 2013. Disponível em:revista.univar.edu.br/index.php/interdisciplinar/article/view/53/41. Acesso em: 15 jun. 2019.

TELES, Jorge. Um olhar Freireano sobre a construção de Políticas paraEJA: dois exemplos recentes no Brasil. In: ALCOFORADO, Luís;BARBOSA, Márcia Regina. BARRETO, Denise Aparecida Brito(Orgs.). Diálogos Freireanos,A educação e formação de jovens eAdultos em Portugal e no Brasil.Recife: Editora UFPE; Coimbra:Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. 716p.

RIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Silva, V. R. B., & Alencar, M. F. dos S. (2021). O trabalho como fator da evasão e do retorno à EJA: uma análise de uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Caruaru-PE. Diversitas Journal, 6(1), 1606–1619. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1433