Ocorrência de Catasetum macrocarpum Rich. ex Kunth (Família Orquidaceae) no município de Igaci (AL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1461

Resumo

RESUMO: O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de orquídeas e com ampla distribuição em todos os estados, onde Alagoas se destaca com grande diversidade de espécies. Porém, apesar dessa grande diversidade relatada, são poucos os estudos na região agreste do estado sobre orquídeas. Neste sentido o trabalho teve por objetivo coletar e identificar a espécie de orquídea encontrada na reserva no município de Igaci, região agreste do estado, contribuindo para pesquisas nessa área. A metodologia seguiu a descrita por Cardoso e Israel, onde foram observadas populações da família Orchidaceae sobre a vegetação arbórea. As populações das plantas hospedeira e da orquídea estudada foram fotografadas e posteriormente identificadas. A exsicata da espécie coletada foi enviada para identificação por especialista na flora local, do herbário do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, e depositada no Herbário MAC. A mesma foi identificada como Família Orchidaceae, espécie Catasetum macrocarpum Rich. ex Kunth, e estava sobre plantas adultas de Ouricurí (Syagruscoronata). Após estudos, verificou-se que esta espécie tinha sido identificada em Alagoas em outros diferentes municípios do estado, sendo neste município sua primeira ocorrência. Pesquisas sobre as orquídeas nativas de Alagoas são relevantes para a conservação e preservação dessas espécies. Tais informações mostram a importância deste levantamento para futuros estudos de identificação preservação das espécies nativas, e em especial destas para nossa região.

PALAVRAS-CHAVE: epífita, flora nativa, Catasetum macrocarpum.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jadna Libânio da Silva Inácio, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Arapiraca – Alagoas; Brazil.

Carmelita Santino Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Agronomiado Campus de Arapiraca; Universidade Federal de Alagoas (UFAL);Brazil.

João Victor de Albuquerque Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Agronomia do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Brazil.

André Luiz Beserra Galvão, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca; Brazil.

Daniela Cavalcanti de Medeiros Furtado, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Brazil.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Inácio, J. L. da S., Oliveira, C. S. B. de, Barbosa, J. V. de A., Galvão, A. L. B., & Furtado, D. C. de M. (2021). Ocorrência de Catasetum macrocarpum Rich. ex Kunth (Família Orquidaceae) no município de Igaci (AL). Diversitas Journal, 6(2), 2237–2246. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1461