Experiências formativas do PIBID em Geografia no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1516Resumen
RESUMO: O presente trabalho foi realizado com intento de compartilhar experiências formativas de docência em Geografia, adquiridas através da vivência no espaço escolar, observação e participação em aulas e atividades extraclasse, e efetivação de intervenções por meio de projeto de ensino. As reflexões, formação e produção de pesquisa científica foram adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), efetivadas no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizada na área urbana de Araguaína-TO. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, construída por meio de revisão de literatura, relatos da vivência na escola, socialização de experiências entre acadêmicos, docente da escola, e coordenador do PIBID de Geografia. Os resultados demonstram o PIBID como de fundamental importância na formação inicial de docentes, visto que propicia uma noção ampla da realidade e da prática cotidiana do trabalho docente, contribuindo efetivamente na melhoria do ensino-aprendizagem em Geografia.
PALAVRAS-CHAVES: PIBID. Formação docente. Relato de experiências.
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Derechos de autor 2020 Natália Almeida Araújo, Osmar Oliveira de Moura, Roberto Antero da Silva, Marinalda Salles de Sousa
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