A importância dos conteúdos geomorfológicos no cotidiano da cidade

uma análise do livro didático do 6º ano

Autores/as

  • Jaelson Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Claudia Aquino Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1823

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a importância dos conteúdos de Geomorfologia apresentados no livro didático de Sene e Moreira (2018) “Geografia Geral do Brasil” componente curricular do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a metodologia baseou-se em levantamento dos conteúdos de Geomorfologia dispostos no referido livro, seguido da análise da relação dos mesmos com o cotidiano da cidade. Identificou-se 24 (vinte e quatro) conteúdos geomorfológicos, infere-se que o autor em alguns termos faz ligação com o cotidiano das cidades, já em outros não menciona tal relação, relação esta, essencial se considerarmos o contexto urbano, tanto para o planejamento quanto para o senso crítico da sociedade. Recomenda-se que esses conteúdos no livro didático analisado devam estabelecer em suas abordagens uma maior relação com o espaço vivido dos alunos, de modo que venham possibilitar um ensino eficaz instigando-os a pensar criticamente sobre o espaço geográfico.

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Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Lopes, J., & Aquino, C. (2022). A importância dos conteúdos geomorfológicos no cotidiano da cidade: uma análise do livro didático do 6º ano. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1823