Extração de pigmentos vegetais em aulas virtuais de fisiologia vegetal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2043

Palabras clave:

Botânica, Aulas Assíncronas, Ensino-aprendizagem

Resumen

Os pigmentos vegetais apresentam colorações diferentes e possuem funções específicas nas plantas, sendo a técnica de cromatografia em papel um método de realizar a extração deles. Sabendo que aulas práticas são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, objetivou-se com este trabalho utilizar a técnica de cromatografia em papel, método bastante utilizado para separar tais pigmentos, em aulas virtuais de fotossíntese durante o período de monitoria na disciplina de fisiologia vegetal, em uma turma de ensino superior. Para isso, utilizou-se folhas verdes de uma planta (à escolha do aluno); folhas avermelhadas/roxas de uma planta (à escolha do aluno) ou metade de uma beterraba; metade de uma cenoura, para realizar a extração e identificação dos pigmentos vegetais em espécies diferentes, bem como relacioná-los ao processo de fotossíntese. Ao fim do experimento, foi aplicado um questionário, onde obteve-se resultado positivo, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos pelos monitores, que é possível conseguir durante aulas remotas para atividades práticas no processo de ensino. Com isso, percebe-se que podem ser realizadas, através de aulas virtuais, atividades práticas em fisiologia vegetal, capazes de contribuir com a formação de alunos de graduação em ciências biológicas.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Cavalcante, A. C. P., Azeredo, G. A., & Diniz, B. L. M. T. (2012). Contribuições da monitoria na disciplina de Anatomia e Ecofisiologia Vegetal. Anais do Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Elbe, J. H. (2000). Von. Colorantes. In FENNEMA, O. W. (Ed). Quimica de los alimentos. 2 ed. Zaragoza: Wisconsin, p. 782-799.

Farias, D. P.; Costa, N. P. da. (2012). A monitoria como ferramenta auxiliar no processo ensino/ aprendizagem na disciplina de biologia celular. Areia: UFPB/CCHSA.

Felix, A. A. F. (2010) Extração e separação de pigmentos fotossintéticos - Protocolo experimental. Biologia e Geologia (ano 1).

Gomes, F. S. (2007). Carotenoides: uma possível proteção contra o desenvolvimento de câncer. Rev. Nutr. [online], vol.20, n.5. https://doi.org/10.1590/S1415-52732007000500009.

Landi, M.; Tattini, M.; Gould, K. S. (2015). Multiple functional roles of anthocyanins in plant-environment interactions. Environmental and Experimental Botany, v. 119, p. 4-17. https://doi.org/10.1016/j.envexpbot.2015.05.012.

Lins, L. F.; Ferreira, L. M. C.; Ferraz, L. V.; Carvalho, S. S. G. de. (2009). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 - IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife. http://www.eventosufrpe.com.br/jepeX2009/cd/resumos/R0147-1.pdf

Lunetta, V. N. (1991). Atividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v.2, n.1, p.81-90.

Peres, T. B. (2002). Noções básicas de cromatografia. Biológico, São Paulo, v. 64, n. 2, p. 227-229. http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v64_2/peres.pdf

Prisco, J. T. (2007). Introdução à fisiologia vegetal: conceito e aplicações. In: LACERDA, C. F.; FILHO, J. E.; PINHEIRO, C. B. Fisiologia vegetal. Fortaleza: UFC, 2007, p. 1- 7.

Schalch, C. S. (2011). A biologia e a fonte de energia dos combustíveis fósseis: Análise das concepções de alunos do ensino médio sobre a origem da energia presente nos combustíveis fósseis. (Monografia para título de Especialista). Universidade de São Paulo.

Torres, S. J. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed.

Travessas, A. O.; Pedroso, L. D.; Aguiar, A. V.; Vestena, S. (2018). Monitoria Em Fisiologia Vegetal Na Universidade Federal Do Pampa - Campus São Gabriel. In: Anais do 10º Salão Internacional De Ensino, Pesquisa E Extensão – SIEPE. Santana do Livramento, Universidade https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/86357.

Peixoto, P. H. P.; Pimenta, M. R.; Dos Reis, L. B. (2020). Fisiologia Vegetal. https://www.ufjf.br/fisiologiavegetal/files/2018/07/Referencial-Te%c3%b3rico-dos-Subt%c3%b3picos.pdf.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Santos, L. da S. ., Souza, G. S. de ., & Brito, D. R. . (2022). Extração de pigmentos vegetais em aulas virtuais de fisiologia vegetal. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2043