Ser mulher em exatas

representações desenvolvidas no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2046

Palabras clave:

Mulheres, Igualdade de Gênero, Ciências Exatas, Escolas

Resumen

A inserção das mulheres nas áreas de exatas tem sido um processo historicamente vagaroso, visto que, tal espaço era quase em sua totalidade ocupado por homens. A busca por espaço e visibilidade nesta área ainda continua, em meio a uma sociedade que reproduz a desigualdade de gênero, destaca-se assim, que é de grande importância o debate em volta das questões ligadas à inclusão das mulheres nas áreas de exatas. O objetivo desse trabalho é discutir percepções acerca das representações femininas nas áreas de exatas, assim como, o papel da educação como transformadora do empoderamento das mulheres e da igualdade de gêneros. Metodologicamente, realizou-se uma revisão de literatura de artigos científicos publicados em 2021, na base de dados da Scielo. Dentre as 52 produções encontradas, foram selecionados 4 artigos de pesquisadoras que atenderam aos critérios de inclusão deste trabalho. O diálogo com estas autoras permitiu compreender o ambiente escolar como grande responsável pelo incentivo à participação feminina nas ciências exatas, assim como as representações construídas da mulher acerca das suas capacidades intelectuais.

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Biografía del autor/a

Cristiane Cabral Teixeira da Silva, UNEAL

Graduanda em licenciatura em matemática

Andrea Pereira da Silva , UNEAL

Graduanda em licenciatura em matemática

Natercia de Andrade Lopes Neta, UNEAL/SEMED

Professora Adjunta do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e do Ensino Fundamental Na Prefeitura de Maceió. Titulações: Licenciada em Matemática (2004) e Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2007), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE (2017). Tema da dissertação: Infratores, Apenados e Matemática: as Representações Sociais de Escola por Professores Tema da tese: Representações sociais da escola por pais e desempenho escolar dos alunos em contextos de diferentes níveis de violência Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Estatística. Ciências Humanas: Educação Matemática; Representações Sociais; Violência Escolar; Escola Pública.

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Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Cabral Teixeira da Silva, C. ., Pereira da Silva , A. ., & de Andrade Lopes Neta, N. (2022). Ser mulher em exatas: representações desenvolvidas no ambiente escolar. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2046