As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2081Palabras clave:
Educação Infantil, Cultura Popular , Performance.Resumen
Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes.
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