A experiência remota do Pibid na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa de Codó – MA

O PIBID e o projeto enfrentamento do bullying através do ensino remoto

Autores

  • Caroline Pereira de Melo Universidade Federal do Maranhão
  • José Carlos Aragão Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Nauvane Niulia Melo de Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Felipe Gomes Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca Malena Santos da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Francisca da Silva Torres Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2181

Palavras-chave:

Pibid, readaptação, bullying

Resumo

A disseminação mundial do COVID-19 demandou uma readaptação em todos os setores da sociedade, principalmente na área da educação, onde trouxe para o centro do debate educacional o uso das tecnologias e seus desafios financeiros, operacionais e humanos para a realização de atividades escolares não presenciais na Educação Básica. As reflexões feitas neste trabalho se baseiam na aplicação de um projeto no formato remoto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no município de Codó, Maranhão. Durante a vivência do projeto algumas dificuldades e desafios foram enfrentados para a realização dos seminários, encontros e a produção de materiais audiovisuais para as pedagógicos que  foram executadas de forma remota. O artigo interpreta também a experiência da docência remota e como ela refletirá na vida profissional dos docentes e bolsistas, que tiveram que  se reinventar diante de situações extraordinárias em tempos de pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo, 2002.

Honorato, T., & Nery, A. C. B. (2020). História da educação e Covid-19. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e54998. Recuperado de: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998

OLIVEIRA, Abraão Campos de; OLIVEIRA, Juliete Castro. Educação on-line: o alcance e as dificuldades do ensino remoto em tempos de pandemia. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.

OLIVEIRA, Willer Carlos de. O papel do professor diante do bullying na sala de aula. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Midianeira, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20993 Acesso em: 20 jan. 2022.

SILVA, Junielson Soares da; ARAÚJO, Stephanne Marques; SOARES, Fernandes, Romildo Ribeiro. Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas. Revista Educação em Perspectiva. v. 10, p. 1-14 |, e-019023, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Pereira de Melo, C., Aragão Silva, J. C. ., Almeida, N. N. M. de ., Pereira, F. G. ., Silva, F. M. S. da ., & Torres, M. F. da S. . (2022). A experiência remota do Pibid na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa de Codó – MA: O PIBID e o projeto enfrentamento do bullying através do ensino remoto. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2181

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP