Sequência didática: Gamificação como estratégia para o ensino de Evolução Humana no âmbito do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2213Palabras clave:
Ensino de biologia, Metodologias ativas, Ferramenta pedagógicaResumen
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que está vinculada ao Ministério da Educação com finalidade de aproximar os estudantes licenciados ao seu futuro ambiente de trabalho. O relato trata-se do uso de uma Sequência Didática (SD) utilizando a gamificação como ferramenta pedagógica para ensinar Evolução Humana dentro do escopo do ensino de biologia. Essa estratégia foi utilizada com o intuito de promover uma aprendizagem de qualidade e uma interação significativa entre professor/aluno. O objetivo foi analisar e discutir possíveis contribuições da gamificação para a aprendizagem ativa, autônoma e reflexiva dos discentes. A SD foi aplicada em uma turma da 1ª série do ensino médio, composta por 40 alunos, matriculados regularmente no Colégio Estadual Paulo Freire, situado no município de Jequié-BA. Os resultados mostraram que a gamificação trouxe benefícios em assuntos complexos como: “definição de darwinismo social" e “relação do darwinismo social com o racismo”. Esses apontamentos induziu os alunos a pensarem e relacionarem os temas da biologia com o contexto social em que estão inseridos, favorecendo o engajamento, a motivação e promovendo o desenvolvimento social, emocional, comportamental e político dos alunos. Conclui-se, que essa metodologia favorece positivamente no processo ensino/aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento do papel ativo do aluno em sala de aula e na sociedade. Espera-se que, esse trabalho motive e influencie mais docentes a incluir a gamificação em suas práticas pedagógicas como uma ferramenta eficiente a ser desenvolvida dentro dos componentes curriculares.
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