Lives e redes sociais:

ferramentas didáticas no Ensino Remoto Emergencial

Autores/as

  • Laura Echer Barbieri Universidade Federal de Pelotas
  • Thaís Lazzari Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Tatiane Pacheco Fernandes Colégio Municipal Pelotense
  • Vera Lucia Bobrowski Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Francele de Abreu Carlan

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2237

Palabras clave:

Educação, Covid-19, Residência pedagógica, Streaming

Resumen

O cenário vivido no mundo devido a pandemia da COVID-19 afetou o ensino, principalmente nas escolas públicas, que antes já enfrentavam dificuldades relativas à infraestrutura, bem como em suas práticas pedagógicas. Nesse novo contexto, o Ensino Remoto Emergencial fez com que escolas, professores e alunos migrassem para os meios digitais, provocando grandes desafios, considerando os conhecimentos restritos relacionados ao uso das tecnologias, acessibilidade e condições básicas de equipamentos e estrutura. As escolas públicas municipais de Pelotas/RS estão desde o início da pandemia sem o uso de plataformas formais de ensino, acarretando no distanciamento dos alunos das instituições escolares e, consequentemente, diminuindo o vínculo entre discentes e professores. Este artigo visa relatar a experiência na organização de uma atividade síncrona no formato Live de conceitos de Biologia, sua contribuição para minimizar as lacunas do ensino remoto emergencial e aproximar os alunos da escola. O formato Live para aulas de revisão teve grande importância para a comunidade escolar, pois sem uma plataforma formal de ensino, este foi um modo de realizar atividades síncronas com os alunos, indicando que intervenções simples podem minimizar as lacunas e os obstáculos que a pandemia ocasionou à educação básica.

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Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Barbieri, L. E., Lazzari, T., Fernandes, T. P., Bobrowski, V. L., & Carlan, F. de A. (2022). Lives e redes sociais: : ferramentas didáticas no Ensino Remoto Emergencial. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2237

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP